“E vede! Apolo não podia viver sem Dionísio! O “titânico” e o “bárbaro” eram no fim de contas, precisamente uma necessidade tal como o apolíneo!”
(NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 38.)
No fragmento acima podemos observar uma fala de Nietzsche que se remete as suas reflexões sobre a arte, que pensa através da metáfora do dionisíaco e do apolíneo. Sobre essas duas categorias, em Nietzsche, podemos afirmar que:
A) o dionisíaco representa a coragem, os instintos, a quebra dos padrões e a embriaguez, enquanto o apolíneo representa a razão, a ordem e o equilíbrio.
B) o dionisíaco representa o homem racional, com suas posturas equilibradas e sua busca pela ordem, enquanto apolínio representa o oposto, o caos e a desordem.
C) dionisíaco e apolíneo representam as mesmas características caóticas e irracionais da realidade, por isso se complementam e não podem ser separados.
D) o dionisíaco representa as emoções, a alegria e a tristeza e os sentimentos profundos da arte, enquanto o apolíneo representa o caos e a inquietação da arte.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: letra A.
Explicação: Fiz e acertei.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Espanhol,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás