História, perguntado por thainamicheletti, 9 meses atrás

É URGENTEEE POR FAVOR

“O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de 1968 foi ditado pela supremacia de dois gigantes sobre o mundo. Os Estados Unidos e a União Soviética assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só foi abalado no final da década de 60 e início da de 70. Existiam, no entanto, nuanças no sistema condominial de poder. Da relação “ quente” da Guerra Fria — 1947-1955 — à lógica da coexistência pacífica — 1955-1968 —, as duas superpotências migraram da situação de desconfiança mútua para uma modalidade de convivência tolerável.” SARAIVA, José Flávio S. Relações internacionais contemporâneas (com adaptações).

Com o auxílio do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos ao tempo histórico da Guerra Fria, colocando certo ou errado.

a ( ) O Brasil, na periferia das grandes decisões estratégicas mundiais no tempo da Guerra Fria, manteve uma política de alinhamento automático e incondicional aos Estados Unidos e nunca procurou desenvolver certas margens de autonomia na sua ação ex- terna.

b ( ) A evolução, nas percepções das duas superpotências, de uma situação de quase confronto direto para certos níveis de coexistência derivaram, em boa medida, do medo da capacidade destrutiva que carregavam em suas armas nucleares.

c ( ) A América Latina, a África e a Ásia praticamente não se ressentiram do clima da Guerra Fria uma vez que esta se conteve quase que exclusivamente na política européia das duas superpotências.

d ( ) Getúlio Vargas, no seu mandato presidencial dos anos 50, defendeu abertamente o controle militar e a segurança nacional do Brasil pelo gigante ocidental.

Soluções para a tarefa

Respondido por semtemp0irm4o
12

Resposta:

F

V

F

V

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes