Filosofia, perguntado por teresalcedas, 8 meses atrás

É urgente, quem conseguir ajude por favor

1- Caracteriza o método hipotético-dedutivo, a partir da leitura do texto.
"Penso ter resolvido um problema filosófico fundamental: o problema da indução(...). Esta solução foi extremamente fecunda e permitiu-me solucionar uma grande quantidade de problemas filosóficos diferentes."

2- Distingue o critério verificacionista do falsificacionista.

Soluções para a tarefa

Respondido por kamesu
1

Resposta:

Vou tentar ajudar. Não sei o nível de resposta exigida. 1. De um modo simplificado o problema da indução foi resolvido por outro me´todo, o hipotético-dedutivo. Grosso modo, nós lançamos uma hipótese sobre um fenômeno da natureza, muitas vezes em forma de pergunta: Será que determinada estrela se move em trajetória circular? A hipótese pode ser identificada também como uma teoria científica. Eu aplico essa hipótese-teoria a um caso particular e realizo a dedução que nada mais é que a aplicação de uma lei ou princípio universal a um caso particular, gerando uma explicação do fenômeno natural. O método indutivo assume a via oposta a do método hipotético-dedutivo. Parte-se da ibservação de casos particulares para a generalização sob a forma de leis científicas.

2. O verificacionismo é um processo científico no qual a experiência tem um papel crucial: ela conforma ou refuta uma teoria científica. toda teoria científica deve ser capaz de permitir experimentos. O falseasionismo é uma teoria filosófica articulada a partir do pensamento de Popper. Nele, há a tese de que a ciência alcança apenas verdades provisórias, que não foram refutadas. Por exemplo, se uma teoria não foi refutada ainda, após inúmeras experiências, isto não significa que ela é absolutamente verdadeira. Significa que ela não foi até o presente momento tornada falsa (tese central do falseasionismo) Assim, a experiência assume como função central a de falsear as teorias científicas. Teorias que não forma falseadas pelas experiência são consideradas provisoriamente verdadeiras e se mantém como a "ciência "oficial".  

Explicação:


teresalcedas: Muito obrigada
Perguntas interessantes