História, perguntado por iurilindaobonitao, 4 meses atrás

E URGENTE PRESCISO DE AJUDAAA
No final do século XVIII, a França contava com aproximadamente 25 milhões de habitantes. A população dividia-se em três ordens ou estados:  (A) O primeiro estado, composto do clero, o segundo estado formado pela nobreza, e o terceiro estado, que reunia todas as pessoas que não pertenciam aos dois primeiros estados. (B) O primeiro estado, composto pelo rei, o segundo estado formado pelo clero, e o terceiro estado, que reunia todas as pessoas que não pertenciam aos dois primeiros estados. (C)O primeiro estado, composto pela grande burguesia, o segundo estado formado pelo clero, e o terceiro estado, que reunia todas as pessoas que não pertenciam aos dois primeiros estados. (D)O primeiro estado, composto pela grande burguesia, o segundo estado formado pela nobreza, e o terceiro estado, que reunia todas as pessoas que pertenciam ao clero.

2. Sobre as três ordens ou estados, podemos dizer:  (A) O primeiro e o segundo estados, juntos, representavam 97% da população, e o terceiro estado era formado por 3% da população da França. (B) O primeiro e o segundo estados, juntos, representavam 87% da população, e o terceiro estado era formado por 13% da população da França. (C)O primeiro e o segundo estados, juntos, representavam 3% da população, e o terceiro estado era formado por 97% da população da França. (D)O primeiro e o segundo estados, juntos, representavam 13% da população, e o terceiro estado era formado por 87% da população da França.

3. Podemos considerar como exemplos de ideias iluministas: * 2 pontos (A) Dízimos, impostos e enxerto. (B) O princípio da liberdade dos indivíduos e da igualdade humana, assim como política e jurídica. (C)O princípio da coletividade dos indivíduos e da lealdade humana, assim como política e jurídica. (D)O princípio do dízimo dos indivíduos e da igualdade humana, assim como os impostos e as taxas.

4. O terceiro estado era constituído: * 2 pontos (A) Pelo alto clero e pela nobreza. (B) Pela burguesia e pelo baixo clero. (C)Pelo alto clero e pelo baixo clero. (D) Pela grande burguesia, os pequenos comerciantes locais, os profissionais liberais, os artesãos e demais trabalhadores urbanos e rurais.

5. No final do século XVIII, a França enfrentou uma grave crise econômica, caracterizada: * 2 pontos (A) Pela alta geral dos preços, pela fome que atingiu a população pobre do campo e da cidade e pela queda da arrecadação dos impostos pelo governo. (B) Pelas baixas no exército de Luís XIII. (C)Pelo aumento de imposto por Luís XIII. (D)Pela vitória das 13 colônias da América na guerra de independência contra a França.

6. Sobre os Estados Gerais, podemos dizer: * 2 pontos (A) Era o grupo político aliado de Luís XVI que se reunia a cada 30 anos de governo. (B) Era uma grande assembleia com representantes dos três estados que formavam a sociedade francesa. (C) Era uma grande assembleia formada pelo monarca, pelo clero e pela nobreza. (D) Era uma grande assembleia formada pelos membros do parlamento.

7.
Durante o processo revolucionário, o ápice das revoltas ocorreu no dia 14 de julho, com a Tomada da Bastilha. A Bastilha pode ser caracterizada como:  (A) A casa do monarca, maior símbolo do Antigo Regime. (B) Uma prisão e também um arsenal militar, maior símbolo do absolutismo francês.

8. O documento que estabeleceu a igualdade de todos perante a lei e determinou que a liberdade, a propriedade privada, a segurança e a resistência a qualquer tipo de opressão eram direitos naturais, inalienáveis e sagrados, foi: *

2 pontos

(A) A Assembleia Nacional Constituinte.

(B) A Tomada da Bastilha.

(C) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

(D) A Convocação dos Estados Gerais.

9. Entre 1792 e 1795, a França foi governada pela Convenção Nacional, em uma espécie de regime republicano, no interior do qual havia grandes divergências entre os seguintes grupos: *

2 pontos

(A) Franceses, holandeses, girondinos e jacobinos.

(B) Jacobinos, girondinos, planície ou pântano, cordeliers e monarquistas constitucionais.

(C) Jacobinos, girondinos e demais estrangeiros.

(D)Jacobinos, girondinos e monarquistas.

10. Os ideais defendidos durante a Revolução Francesa continuam inspirando muitos movimentos sociais da atualidade. É possível identificá-los na luta de imigrantes que vivem na Europa ocidental atual, como ciganos, europeus do Leste, africanos, latino americanos e muçulmanos de países diversos. Esses ideais são: *

2 pontos

(A) Rivalidade, companheiros e fraternidade.

(B) Liberdade, igualdade e fraternidade.

(C)Liberdade, justiça e fraternidade.

(D)Justiça, lealdade e liberdade.

Soluções para a tarefa

Respondido por lulu8447
0

Explicação:

Para muitos historiadores, a Revolução Francesa faz parte de um movimento global, atlântico ou ocidental, que começou nos Estados Unidos em 1776. Entre todas as revoluções que se seguiram na Europa e na América a partir daí, não há dúvida de que existam traços comuns. Mas a Revolução Francesa teve identidade própria, que se manifestou na participação popular. Na ruptura radical com as instituições feudais do Antigo Regime e nas formas democráticas que assumiu.

A França ainda era um país agrário no fim do século XVIII. Embora o capitalismo já tivesse começado a provocar mudanças em sua estrutura, sua organização social ainda estava baseada em estamentos.

Perguntas interessantes