Ed. Moral, perguntado por bialindinha123m, 10 meses atrás

É URGENTE!!!!!!



O Regime de Governo é definido pela forma como se reger uma nação, dividi-se em: Democracia e Autoritarismo. Há outras classificações que incluem o totalitarismo e a ditadura. Mas aquelas são as mais cobradas e provas

A Forma de Governo trata da instituição do Poder e da relação entre governantes e governados. São formas de governo a República e a Monarquia.

No Sistema de Governo relaciona-se com o modo como interagem o Poder Executivo e o Poder Legislativo nas funções governamentais. São sistemas de governo o Presidencialismo e o Parlamentarismo.

Há ainda a Forma de Estado, que consiste na organização politica-administrativa do Estado. Pode haver a divisão do poder entre “estados” (entes federados) ou não, havendo a descentralização política. As formas de governo são Estado Unitário e Estado Federado. Assim, esse conceito está relacionado com o modo de exercício do poder político em função do território de certo Estado. A existência (ou não) da repartição regional de poderes autônomos é, pois, o núcleo caracterizador do conceito de forma de Estado.

Ressalta-se que a descentralização administrativa para se formar a administração indireta não rompe com o unitarismo do Estado (Estado Unitário), o qual só é prejudicado quando ocorre uma descentralização política formando-se entes federativos autônomos. Diante disso, é possível haver Estado Unitários com algum nível de descentralização administrativa e, até mesmo, em algum nível mínimo, descentralização política. Abaixo relacionamos algumas espécies de Forma de Estado:


Reino Unido

É o berço do sistema parlamentar. Lá ainda há uma rainha, que é a chefe de Estado. Ela tem alguns poderes em teoria muito importantes, como indicar e demitir o primeiro-ministro e dissolver o parlamento para novas eleições. Na prática, porém, a rainha apenas referenda as decisões tomadas pelo primeiro-ministro e pela Casa dos Comuns. O Parlamento é formado por duas câmaras. A Casa dos Comuns é escolhida pelo povo, enquanto a dos Lordes é composta por membros da nobreza britânica e líderes religiosos.


Coréia do Norte

O ditador Kim Jon-il ficou conhecido por comandar um ameaçador programa nuclear na Coréia do Norte. Ele também foi reconhecido como a mente por trás de uma das duras e longas ditaduras do mundo, até sua morte em 2011. Ele ficou no poder por 18 anos, após assumir o posto do pai, Kim Il-sung, que governou o país por 46 anos. Em 2009 ele teve aprovação de 99,9% da população para seguir no poder.


Austrália

A Austrália tornou-se uma federação em 1901, passando a ter suas próprias leis e governo. O país é um membro independente do Reino Unido da Inglaterra e é governado por um sistema de monarquia constitucional com uma divisão de poder federal.

Como a rainha Elizabeth II reside no Reino Unido, ela tem um representante da Inglaterra na Austrália, o Governador Geral e a nível estadual tem-se governadores.

A constituição também define os poderes que o governo central e os estaduais tem de legislar, tanto que cada estado, além das leis federais, tem diferentes tipos de leis, o que de vez em quando pode gerar dúvidas e confusões, portanto é bom estar ciente das leis do lugar onde você vai.

Partidos políticos escolhem representantes e candidatos a primeiro ministro nas eleições gerais. O primeiro ministro pode perder o mandato, caso não consiga cumprir com as metas do programa de governo ou não consiga a maioria das cadeiras no parlamento mesmo com as coalizões com outros partidos.

Atualmente a primeira ministra da Austrália é Julia Gillard. Assim como no Brasil, na Austrália o voto é obrigatório e o cidadão que não votar pode pagar multa se não apresentar uma justificativa.



Butão

Em Butão, um pequeno país situado na Cordilheira do Himalaia (Ásia), cerca de 700 mil cidadãos são governados pelo Rei Jigme Khesar Namgyal Wangchuck. Apenas em 2006 foi adotado no país o sistema de monarquia constitucional, por meio de uma decisão histórica do monarca, que decidiu convocar eleições democráticas. Até então, o regime era monárquico absolutista.



ATIVIDADES

01 - Qual é a casa de poder mais importante em um parlamentarismo?

02 - Qual é a casa de poder mais importante em um presidencialismo?

03 - Qual a diferença entre monarquia constitucional e monarquia absolutista?

04 - A Rainha Elizabeth seria representado por qual politico se o Brasil fosse uma monarquia constitucional


bialindinha123m: talvez seja um pouco grande.....

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanna7151
0

Resposta:

também estou fazendo essas perguntas


bialindinha123m: legal
Respondido por vlblnlhc
0

Resposta:

Caraca queria até ajudar mas é muita coisa pra ler

Explicação:

Não quero perder meu tempo lendo isso tudo mais 3

Perguntas interessantes