É urgente eu preciso citar alguns sistema de ataque e defesa no no jogo handebol
Soluções para a tarefa
Táticas defensivas
Dentre esses, citam-se uma variedade de estratégias defensivas que enfatizam a redução da diferença no placar ou romper com sistemas ofensivos; sendo as táticas defensivas os principais fatores do estilo de jogo de uma equipe.
No processo de formulação dessas estratégias existem os processos de organização dos jogadores na defesa, onde os espaços que devem ser ocupados em quadra estão divididos em função de algumas linhas e zonas defensivas.
As linhas defensivas referem-se à divisão da quadra em sua profundidade, tomando como base as áreas dos 9 metros e dos 6 metros, configurado a primeira e a segunda linha defensiva, respectivamente.
Em relação às zonas defensivas, elas também constituem divisões da quadra, mas, em sua largura, a partir do referencial das linhas laterais, configurando quatro posições básicas.
Na posição 1, encontram-se os defensores direito e esquerdo 1, formada pelos jogadores que se posicionam o mais próximos da intersecção das linhas laterais com a linha de fundo.
Táticas ofensivas
Já em relação aos elementos táticos ofensivos, esses são delimitados na tentativa de se maximizar o objetivo principal do jogo: fazer gols no adversário. Portanto, o ataque é algo que deve ser programado, pensado, delimitado, sistematizado, para que se tenha a maior possibilidade em alcançar êxitos (ALMEIDA e DECHECHI, 2012).
O ataque inicia-se a partir do momento que uma equipe recupera a bola após o erro do adversário ou sofre um gol. A partir desse momento, o ataque passa a ser composto de algumas fases, entre elas: o contra-ataque, que no Handebol tem um sentido de uma resposta – imediata – contra o ataque do adversário, com outro ataque, sem possibilidades de uma organização defensiva prévia, sendo formado por três fases:
A transição ofensiva, configurada a partir do momento em que se recupera a bola e inicia-se o processo de transição da quadra de defesa para a de ataque, podendo se dar através do contra-ataque direto ou do sustentado.
O contra-ataque direto se dá aproveitando de qualquer situação do jogo, balizado pelo oportunismo momentâneo, fruto da recuperação da bola e na intenção de atacar o adversário em superioridade numérica. O contra-ataque sustentado se dá quando um defensor consegue evitar um gol, em função dos resultados de uma boa organização defensiva e inicia o ataque a partir de movimentos táticos pré-definidos.