Geografia, perguntado por gabysouzabsb, 8 meses atrás

É URGENTE AJUDEM POR FAVOR
A partilha do continente africano, no final do século XIX, pelos colonizadores europeus, criou as chamadas fronteiras artificiais (também conhecidas popularmente por colcha de retalhos). Grande parte dessas fronteiras foi mantida após o processo de independência dos países africanos. Com base nesse contexto e nos estudos sobre o assunto, é correto afirmar que:
a) a definição de fronteiras artificiais refere-se ao fato de que diversas nações e grupos étnicos, muitos deles rivais, foram colocados dentro de um mesmo território colonial, não se respeitando suas diferenças.
b) com o processo de descolonização da África e o fim das fronteiras artificiais, intensificaram-se os conflitos pela disputa entre as etnias sobre o território.
c) dentro dessas fronteiras artificiais, no período entre as Grandes Guerras Mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, desinteressados em aumentar sua influência no continente africano, pouco influenciaram os conflitos.
d) além das fronteiras artificiais, outros fatores que têm motivado os conflitos dentro do território africano são os de ordem socioeconômica (pobreza e epidemias), porém, sem grandes consequências para o continente.

Soluções para a tarefa

Respondido por ANA1212490
5

Resposta:

A é verdadeira, de modo que, para atender aos interesses dos colonizadores, povos inimigos foram postos em um mesmo país, o que motiva conflitos étnicos.

B é falsa, os conflitos, posteriores à descolonização, se deram por diferenças étnicas e culturais entre os povos locais.

C é falsa, os conflitos foram estimulados no período posterior à guerra, quando o nacionalismo começa a se espalhar pelo dito "terceiro mundo".

D é falsa, pois tais elementos antes desestimulam que estimulam conflitos. Eles apenas criam uma situação de miséria mais grave, que piora a vida dos sujeitos.

E é falsa, estas fronteiras foram traçadas tendo os interesses econômicos

Explicação:

Perguntas interessantes