E uma Prova!!
1. O que é ética? O que é moral? No encaminhamento dessas questões, precisamos voltar ao sentido originário da ética e da moralidade. Todas as morais, por mais diversas, nascem de um transfundo comum, que é a ética. Ética somente existe no singular, pois pertence à natureza humana, presente em cada pessoa, enquanto a moral está sempre no plural, porque são as distintas formas de expressão cultural da ética. Acerca desse assunto, analise os itens seguintes: I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral. II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores. III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos. IV – Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura. V – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico. Estão CORRETOS: a) I, II e V b) II, III e V c) I, IV e V d) II, III e IV e) I, III e V 2. Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos anos 1960, a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era político. A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento filosófico, é correto afirmar que: a) o tema foi relevante na obra de Aristóteles e apenas recentemente voltou a ocupar um espaço central na produção filosófica b) os impasses morais e éticos das sociedades contemporâneas reposicionaram o tema da ética como um dos campos mais relevantes para a filosofia c) o pensamento filosófico abandonou sua postura política após o desencanto com os sistemas ideológicos que eram vigentes nos anos 1960 d) na atualidade, a ética é uma pauta conservadora, pois nas sociedades atuais, não há demandas éticas rígidas e) o pensamento filosófico acatou sua postura política após o desencanto com os sistemas ideológicos que eram vigentes nos anos 1970 3. Apresentados os enunciados abaixo, qual deles melhor caracteriza o tema da ética filosófica? a) a ética filosófica estuda a maneira como as pessoas agem dentro de uma determinada sociedade b) a ética filosófica consiste em um conjunto de normas relativas à vida sexual das pessoas c) a ética filosófica é o estudo das normas que regem o exercício de uma determinada profissão d) a ética filosófica é um discurso racional e argumentativo cujo objetivo é fundamentar critérios para avaliar as ações humanas, seja para louválas ou para censurálas e) a ética filosófica consiste na explicação das normas de comportamento que se encontram na bíblia 4. Sobre a ética e a política, considere o texto a seguir: “A verdade é filha legítima da justiça, porque a justiça dá a cada um o que é seu. E isto é o que faz e o que diz a verdade, ao contrário da mentira. A mentira, ou vos tira o que tendes, ou vos dá o que não tendes; ou vos rouba, ou vos condena.” (Pe. Antônio Vieira, Sermão da Quinta dominga de Quaresma Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar que: ) a) a vida moral e a vida do poder prescindem de virtudes para sua condução b) a ética na esfera pública deve ilegitimar a verd ade para a garantia na esfera privada de uma vida virtuosa c) a moralidade pública e a moralidade privada são categorias basilares para o encaminhamento da justiça no âmbito do poder d) a justiça dá a cada um o que é seu. Então, a verdade, sendo filha da j que não tem ustiça, dela tira o que tem e lhe dá o e) a dimensão autêntica da vida moral se resume a um ato de justiça e de verdade, deixando à margem a continuidade do agir moral 5. O sujeito éticomoral é somente aquele que preencher os seguintes requisi tos: a) ser consciente de si, mas não precisa reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a si. b) saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais. c) não precisa controlar interiormente seus impulsos, suas inclinações e suas paixões, deixando livremente d) dizer o que as coisas são, como são e por que são. Enunciar, pois, juízos de fato e) ser responsável, mas não precisa rec onhecer-- as fluir se como autor da sua própria ação nem avaliar os efeitos e as consequências dela sobre si e sobre os outros
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Resposta:
olha vou tentar te ajudar cm uma coisinha,ta meio complicado conseguir entender o texto,entao tentabpostar de novo de um jeito mlr
Explicação:
tentando te ajudar
vtr0138739:
tá bom mbm
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