É uma das neuropatias mais comuns, chamada de polineuropatia sensitivo-motora simétrica distal, resultante da degeneração dos nervos
periféricos. Também pode ser chamada de degeneração walleriana, que acontece por várias causas:
• Acúmulo de produtos finais da glicosilação avançada.
• Hiperglicemia.
• Níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio.
• Alterações microvasculares.
Os fatores descritos anteriormente levam à degeneração dos axônios sensitivos, causando a parestesia e a dormência (sensibilidade), em especial na periferia do corpo humano. É muito comum pessoas portadoras de diabetes apresentarem grandes e graves lesões nos pés (feridas, úlceras ou até mesmo objetos encravados), por não sentirem dor justificando o mecanismo da doença. Qual o nome desta patologia?
Marque a alternativa CORRETA:
A) Miopatias inflamatórias
B) Neuropatia Diabética
C) Miastenia Gravis
D) Esclerose múltipla
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
B) Neuropatia diabética
Explicação:
A neuropatia diabética é uma complicação da diabetes, caracterizada pela degeneração progressiva dos nervos, que pode diminuir a sensibilidade ou causar o aparecimento de dor em várias partes do corpo, sendo mais comum nas extremidades como as mãos ou os pés.
Geralmente, a neuropatia diabética é mais frequente em pessoas que não fazem o tratamento adequado da diabetes, apresentando frequentemente níveis de açúcar altos no sangue, que geram danos progressivos nos nervos.
Perguntas interessantes