É uma coleção de programas que dão apoio a outros programas. É caracterizado pela forte interação
com hardware, intenso uso por múltiplos usuários; operações concorrentes que exigem
escalonamento schedule; compartilhamento de recursos e sofisticada administração do processo;
estruturas de dados complexas e múltiplas interfaces externas. Exemplo: compiladores, editores
simples, drivers, componentes do SO.Estamos falando do quê?
A) Software de Tempo Real.
B) Software Científico e de Engenharia.
C) Software Básico.
D) Software Comercial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
SOFTWARE BÁSICO
Explicação:
Roger Pressman ( 1995), ampliou a classificação de software em 7 diferentes categorias, afirmando que é difícil desenvolver categorias genéricas para aplicações de softwares, pois, no mesmo passo que o software cresce, desaparece a visão de compartimentos:
1. Software Básico: é uma coleção de programas que dão apoio a outros programas. É caracterizado pela forte interação com hardware, intenso uso por múltiplos usuários; operações concorrentes que exigem escalonamento schedule; compartilhamento de recursos e sofisticada administração do processo; estruturas de dados complexas e múltiplas interfaces externas.
Exemplo: compiladores, editores simples, drivers, componentes do SO.
2. Software de Tempo Real: monitorar, analisar e controlar eventos do mundo real, caracterizado pela coleta de dados do ambiente externo, análise que transforma a informação de acordo com a necessidade do sistema, controle e saída para um ambiente externo e um componente de monitoração que coordena todos os outros. O termo tempo real difere de interativo ou tempo compartilhado, pois deve responder dentro de restrições de tempos exatos sem resultados desastrosos.
3. Software Comercial: facilita as operações comerciais e decisões administrativas. As aplicações dessa área reestruturam os dados de uma forma que facilita as operações comerciais e as tomadas de decisões administrativas. Além da aplicação de processamento de dados convencional, as aplicações de software comerciais abrangem a computação interativa. Exemplos: controle de estoque, finanças, vendas etc.
4. Software Científico e de Engenharia: algoritmos com intenso processamento de números e cálculos. As aplicações diversificadas variam da análise de fadiga mecânica de automóveis à dinâmica orbital de naves espaciais recuperáveis, e da biologia molecular à manufatura automatizada. Exemplos: sistemas de astronomia, naves espaciais, matemática avançada etc.
5. Software Embutido: é usado para controlar produtos e sistemas para mercados industriais e de consumo, pode utilizar memória de somente leitura e usa rotinas limitadas e particulares. O software embutido reside na memória só de leitura (read only) e pode executar funções limitadas e particulares (por exemplo, controle de teclado para fornos de micro-ondas) ou oferecer recursos funcionais de controle significativos (por exemplo, funções digitais em automóveis, tais como controle, mostradores no painel, sistemas de freio etc.).
6. Software de computador pessoal: utilizados em computadores de uso pessoal.
Exemplos: editores de texto, planilhas, calculadora, jogos, computação gráfica, gerenciamento de dados, aplicações financeiras pessoais e comerciais, redes externas ou acesso a banco de dados, são apenas algumas das centenas de aplicações.
7. Software de inteligência artificial: faz uso de algoritmos não numéricos para resolver problemas complexos que não sejam favoráveis à computação ou à análise direta. Atualmente, a área de Artificial Inteligency (AI) mais ativa é a dos sistemas especialistas baseados em conhecimentos, porém outras áreas de aplicação para o software de AI são o reconhecimento de padrões (voz e imagem), jogos e demonstração de teoremas. Uma rede neural simula a estrutura dos processos cerebrais (a função do neurônio biológico) e pode levar
a uma nova classe de software que consegue reconhecer padrões complexos e aprender com a experiência passada. Exemplos: sistema de reconhecimento de imagem, sistemas especialistas, redes neurais e aprendizado etc.