É um mito afirmar que a língua é homogênea, ou seja, que todos falantes a utilizam da mesma forma. Isso ocorre, pois as línguas variam influenciadas por diversos fatores. Assim, tendo em vista tais aspectos, assinale a alternativa que NÃO indica um fator que leva as línguas a sofrerem mudanças e variações:
Alternativas:Fatores regionais, os quais podem ser notados pela pronúncia, vocabulário e o uso de algumas normas gramaticais.
Posição social, idade e sexo.
Nível de estudos, cultura e profissão.
Pela dinamicidade da escrita, que permite as variações da língua.
Fatores contextuais: assunto, lugar, momento, relação entre os interlocutores.
Soluções para a tarefa
Dinamicidade da escrita. A escrita é a última que muda! Ela reflete o registro oral da sociedade, com lugar destacado ao registro dito culto. E o registro oral é afetado pelos fatores citados nas demais alternativas (sim, mulheres e homens falam e escrevem de maneira diferente, ainda que particurlarmnete cada um de nós tenha seu estilo) (mas a maioria das meninas é prolixa assumida :p )
Bom dia, tudo bem?
Bom, é evidente que a língua não é homogênea (igual), pois existem vários fatores que influenciam a heterogeneidade (igualdade) da língua, a saber: fator regional, sexo, idade, posição social, nível de estudos, cultura e profissão, etc. Isso influência sobretudo a língua falada, que é própria de cada um, de cada clase, de cada região, mesmo sendo a mesma tem suas particularidades, como o "uai", "oxente", "fixe", etc.
Portanto dos pontos apresentados o único que NÃO indica fator que leva as línguas a sofrerem mudanças e variações é a dinamicidade da escrita, pois a escrita, mesmo refletindo o registro oral de uma sociedade, não influencia nas mudanças da língua, o que exerce esta influência é a língua falada, a língua escrita tende à ser a mesma em toda a região, e mesmo em casos que apresente regionalidades, em uma escrita não formal, não representa um fator de mudança.
Espero ter ajudado.
Vote na melhor resposta.