Filosofia, perguntado por patigirl2006, 11 meses atrás

É subsumido que o criador do termo Φiλoσoφiα (Filosofia) foi Pitágoras, um grande sábio que teria vivido aproximadamente entre 570 e 497 a. C. Ele nasceu na ilha de Samos, mas, depois de muitas viagens, fixou-se no sul da península itálica, mais especificamente na cidade de Crotona (Kroton, em língua inglesa). Acerca de Pitágoras, considere: I. Filósofo é aquele que deseja observar, contemplar os acontecimentos, ou seja, aspira saber. II. Os primeiros filósofos perceberam que a verdade sobre o mundo não era algo secreto. III. Para Pitágoras o filósofo é movido por interesses comerciais, econômicos e pragmáticos. IV. Os verdadeiros filósofos acreditavam possuir a verdade e como tal poderiam negociá-la. Estão corretas apenas as alternativas: A. III e IV . B. II e IV . C. I e II. D. II e III. E. I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por davegrohl2006
11

Resposta:

Letra C somente as proposições I e II estão corretas!

Respondido por AnthonioJorge
5

Os filósofos eram aqueles que buscavam contemplar e aspiravam saber, percebendo que a verdade do mundo não era algo secreto, hermético. Logo, as alternativas I e II são verdadeiras e a opção correta é a C

Pitágoras pertenceu ao período da filosofia grega chamado de pré-socrático.

 

Os primeiros filósofos vieram de Mileto: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

A principal preocupação destes filósofos era a investigação racional - não mitológica - da natureza e de suas transformações em busca de um princípio originário.

Os filósofos de Mileto buscavam uma explicação racional para a existência do mundo com base em um único princípio.

Os pré-socráticos, observando a Physis (a natureza e suas transformações), buscavam, por meio do Logos (a tentativa racional de apreensão e expressão, distinta da crença e do rito mítico) estabelecer um princípio originário para o mundo (Arkhé).  

  • Para Tales, por exemplo, era a água
  • Para Anaximandro, era o que ele chamava de Apeiron (indeterminado, ilimitado e infinito)
  • Para Anaxímenes, era o ar.
  • Para Pitágoras, era o número.

Por meio do Logos (capacidade racional de apreensão e expressão), Tales, por exemplo, olhará a Physis (natureza, em um sentido bem amplo) e buscará uma Arché (princípio) para explicar sua constituição.

Saiba mais: brainly.com.br/tarefa/41805083

Anexos:
Perguntas interessantes