Ed. Física, perguntado por fernandosilva2205, 1 ano atrás

E sua idade, por ex: for 20 anos e você quer trabalhar na zona Aeróbia, fica de acordo com a imagem a baixo:
1- Qual a duração mais longa de exercicio, aeróbio ou anaeróbio ? Justifique
2- Se você quer trabalhar no limiar anaeróbio, qual a sua Frequência Cardiaca (FC) no máximo?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por marilene2017
0
Oi tudo bem FERNANDO?

1-No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbico é um exercício de longa duração, serve para melhorar articulações gastas, contínuas e de baixa, moderada e alta. Estimula a função dos sistemas cardinal e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbico).

São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar, pular, salta, saltitar, radiar, suavizar, exercitar, ler, brincar, tomar banho (com água quente). Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

2-Sempre quando realizamos uma corrida ou caminhada, seja na rua ou na esteira, existe aquela dúvida de em qual frequência cardíaca deve-se manter. Primeiramente quero parabenizar aqueles que fazem a atividade aeróbica, indiferente da corrida ou caminhada, pois só de elevar sua frequência cardíaca, mais do que a de quando o seu corpo está em repouso já terá um gasto calórico maior, e muitos outros benefícios.
Mas se você realmente quer perder gordura vai ter que suar um pouco mais a camisa, elevando sua frequência cardíaca a pelo menos 60 % da sua frequência cardíaca máxima.
Como fazer esse calculo? Bem simples: 220 – Idade = frequência cardíaca máxima. Vale lembrar que esse calculo é indireto não é tão preciso, para realmente ser preciso deve se aplicar um teste ergoespirométrico onde serão analisados os gases durante o exercício e assim detectando seu VO2 máximo ( volume máximo que nosso corpo possui para captar, transportar e utilizar oxigênio para gerar energia em uma unidade de tempo) e assim sabendo precisamente a frequência ideal.
Agora que sabemos calcular a frequência cardíaca máxima(F.C.M.), olhe no quadro abaixo as diferentes zonas de treinamento:

espero ter ajudado.
Perguntas interessantes