É somente na minha pessoa que reside o poder soberano [...], é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha; é somente por minha autoridade que os funcionários dos meus tribunais procedem, não à formação, mas ao registo, à publicação, à execução da lei, e que lhes é permitido advertir-me o que é o dever de todos os úteis conselheiros; toda a ordem pública emana de mim e os direitos e interesses da Nação, de que se pretende ousar fazer um corpo separado do monarca, estão necessariamente unidos com os meus e repousam inteiramente nas minhas mãos. Resposta do Rei Luís XIV ao Parlamento de Paris, na sua sessão de 3 de Março de 1766. (Fragmento) O discurso de Luís XIV é característico de que tipo de governo? Mencione pelo menos dois exemplos do texto que comprovem sua resposta.
Soluções para a tarefa
Monarquia Parlamentarista exemplos:"é unicamente a mim que pertence o poder legislativo,sem dependência e sem partilha" e "e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado"
Com relação ao discurso do Rei Luís XIV da França, pode-se afirmar que seu pronunciamento é característico de um governo do tipo monarquista absolutista.
Contextualizando as marcas absolutistas do discurso
No texto, o Rei Luís XIV menciona que as instituições do governo só exercem sua autoridade em nome do Rei.
Luís XIV reivindica para si a autoridade absoluta sobre os poderes judiciário, executivo e legislativo, incluindo o próprio parlamento. Com isso é descartada a possibilidade de o modo de governo ser a monarquia parlamentarista, pois no parlamentarismo, a instituição do parlamento configura um "corpo separado" do monarca.
Saiba mais sobre o absolutismo em https://brainly.com.br/tarefa/26376369
#SPJ2