E SOBRE O TEXTO Felicidade Clandestina-Clarice Lispector
ME AJUDEEMM E PARA SEGUNDAAAAAA
1-Qual a complicação que origina a narração?
2-Quais são os personagens da obra e quais eram suas caracteristicas físicas e psicologicas?
3-Apresente:
a-Os espaços da narrativa
b-O tempo
c-Tipo de narração,Justifique com uma frase do texto
4-Apresente uma analise filosofica da ora.
5-Apresente uma analise comparativa da obra Felicidade Clandestina com o curta metragem Clandestina Felidade.
Soluções para a tarefa
1- A complicação da narrativa do texto "Felicidade Clandestina", deve-se ao fato de todo o texto trabalhar em cima de uma narrativa dos pensamentos das personagens. Sendo assim, o texto não possui uma sequência fixa, ele tem uma narrativa totalmente recortada.
2- Os personagens do texto "Felicidade Clandestina" são, ela mesma em sua infância como filha de um dono de livraria localizada em Recife e seu pai.
3- A crônica "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector, ocorre no cenário da cidade de Recife, onde ela passou toda sua infância. Os ambientes em que a história ocorre, variam entre livraria e ruas de Recife.
b- O tempo em que a história se apresenta, é na infância de Clarice Lispector, ou seja, passado.
c- A narração realizada é a que chamamos de narração em fluxo. Esse tipo de narração apresenta os pensamentos daqueles que participam da história.
4- Realizando uma pequena análise da obra, vemos que se trata de uma bibliografia. A autora querendo resgatar a memória o seu amor por livros, conseguiu reduzir o que viveu em toda sua infância e trazer aquilo que a motivou a seguir sua carreira, vemos no texto o compartilhamento da história da autora com os leitores que tanto amam suas crônicas.
5- Uma análise comparativa entre essas duas obras, se dá pelo fato do conto ser escrito em primeira pessoa, trazendo relatos autênticos com base na história vivida. Enquanto a obra como curta é o reflexo de uma compreensão/entendimento do que autora quis dizer em suas crônicas, sobre como foi sua infância, além disso o curta é um registro visual, enquanto a crônica um registro escrito.