Português, perguntado por julyannahh2165, 1 ano atrás

"É simplista, porém, justificar o que aconteceu com o fato de o jovem não se sentir representado."Observe que Jorge Bouer escreveu "de o jovem" e não "do jovem". Diferentemente do que acontece na fala, a escrita nãoaceita a contração da preposição com um artigo em certos casos. Em qual das sentenças abaixo a contração é VETADAna escrita culta?a) O delegado interrogou o agressor por horas para tentar entender as razões [de+o] sujeito.b) No momento [de+o] invasor entrar no palco, o diretor segurou-o e pediu aos seguranças para prendê-lo.c) Todos se assustaram com o aparecimento daquele monstro, principalmente com a cara [de+o] bicho.d) À maneira [de+o] pai, o filho agiu com absoluta ética.e) A atuação [de+o] Daniel no jogo foi impecável.

#UFPR
#VESTIBULAR

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
0

A alternativa correta é a letra B: No momento [de+o] invasor entrar no palco, o diretor segurou-o e pediu aos seguranças para prendê-lo.

A contração na Língua Portuguesa fica evidente em contextos informais, que é marcado pela fala sem se preocupar com as regras da norma culta.

A palavra "do" é uma contração da preposição de + o (artigo definido masculino).

Na linguagem formal não existem contrações, as palavras são usadas de forma completa.

Escreve-se em uma, ao invés de numa. Por isso o autor utilizou "de o jovem" ao invés de "do jovem".

Abraços!

Perguntas interessantes