E se a Lua não existisse?
Faltaria inspiração para os poetas e assuntos para os namorados. Mas você não precisa se preocupar com isso, pois sem a Lua provavelmente não haveria nem poetas nem namorados. A nossa espécie nem sequer teria surgido. É o que o satélite natural da Terra, enquanto dá voltas, puxa o planeta com sua gravidade e isso determinou a evolução do homem.
Se não fosse esse puxão, a rotação da Terra ficaria frouxa como a de um pião que perde velocidade. O eixo do planeta mudaria de posição a toda hora de uma maneira tão caótica que às vezes os pólos ficariam apontados para o Sol. Segundo o astrônomo Walmir Cardoso, coordenador da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia, o clima enlouqueceria. Séculos quentíssimos se alterariam com outros em que camadas de milhares de quilômetros de gelo cobririam os continentes. Nevascas, furacões, enchentes e secas seriam coisas corriqueiras.”Com um tempo desses, ficaria tão difícil sobreviver que não dá pra acreditar que seres inteligentes como os humanos pudessem se desenvolver”, afirma Cardoso. {...}
Outro efeito da ausência do satélite é que os dias seriam mais curtos.Isso porque a gravidade lunar, além de segurar o eixo da Terra, faz com que a velocidade da rotação do nosso planeta diminua lentamente. Se não houvesse um satélite ao nosso redor, esse freamento não ocorreria e a Terra continuaria rodando muito rápido. Cada volta iria se completar em 15 horas. Essa seria a duração do dia.
A Lua é tão importante que um grupo de pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology , nos Estados Unidos, já está pensando numa solução para o dia em que ela for embora. É isso mesmo, tchau, Lua. O satélite, enquanto roda, está lentamente fugindo de nossa órbita: escapa entre 1 e 3 centímetros a cada ano. Daqui a alguns milênios, ela estará tão distante que a gravidade terrestre não conseguirá mais segurá-la por perto. Para evitar essa desgraça, os americanos acham que teremos que capturar um satélite de Júpiter e trazê-lo para o lugar da velha Lua.
Os poetas e os namorados terão que Europa ou – essa vai ser dura – Ganimedes. Será péssimo para a métrica das poesias. Mas é melhor do que morar sobre um pião enlouquecido.
(BURGIERMAN, D. R. Superinteressante)
Questão 01 (0,4)
(U.E. Maringá-PR) A partir do texto “E se a Lua não existisse?”, assinale a(s) alternativa (s) em que a (s) letra (s) corresponde (m) adequadamente ao(s) fonema (s) proposto(s).
(01) “... um pião enlouquecido “ – fonema /k/.
(02) “Séculos quentíssimos...” -- fonemas /ku/.
(04) “... a velocidade da rotação ...” – fonema /k/.
(08) “Os americanos acham ...” – fonema /k/.
(16) “Daqui a alguns milênios...” – fonemas /ku/.
(32) “... enquanto dá voltas ...” – fonemas /kW/
(64) “Nevascas, furacões...” – fonema /k/.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
não haveria luz de noite
Perguntas interessantes