É sabido que há sempre conflitos entre o campo ético e o mercado econômico. Neste desafio imagine que você é o gestor de uma Clínica Odontológica, neste cenário você deverá construir um pequeno texto no qual devem constar as principais razões para que, em caso de conflito entre a ética na gestão empresarial e algum ditame meramente financeiro, aquela deva prevalecer.
O aluno deverá registrar os seguintes tópicos:
- A importância da ética organizacional.
- Ética como elemento agregador.
Soluções para a tarefa
A Ética deve prevalecer no ambiente empresarial pelas seguintes razões:
1ª) harmonia do ambiente - na realidade, a Ética é importante para guiar o comportamento do indivíduo em busca daquilo que a empresa acreditar ser o melhor para todos.
2ª) confiança entre as pessoas - significa que o ambiente ético é capaz de proporcionar a confiança mútua entre gestores e colaboradores.
3ª) bem-estar coletivo - além de um ambiente harmônico, a conduta ética proporciona o bem-estar de todos os envolvidos nos trabalhos de uma clínica odontológica.
Vá e vença!
Resposta:
Podemos exemplificar aqui determinadas saídas que ocorrem para que não seja apenas o mercado a comandar as ações empresariais. Nesse caso, uma gerente financeira de uma determinada empresa é enviada para uma de suas filiais para que faça cortes e reduza custos. Essa prática seria extremamente corriqueira se essa gerente não estivesse se envolvido com o ethos (palavra grega que significa costumes) do local. Esse evento, ao ver de muitos especialistas, talvez fosse desinteressante sob o prisma de que "business at business". No entanto, pesamos que o mundo não mais funciona de maneira absolutamente cartesiana e, por isso mesmo, deve-se lembrar que por detrás de uma demissão em massa, há muitas demissões de pais de família, mães, e que tudo isso gera um verdadeiro caos. Sobretudo em se tratando de um local pequeno, como o do nosso exemplo. Mas, ainda podemos complicar um pouco mais, pois a gestora, ao regressar de uma viagem à matriz, descobre que os proprietários querem fechar de vez aquela filial.
Mais uma vez essa poderia ser apenas mais uma consequência das regras do mercado, mas é exatamente onde não há mais possibilidade que o agir ético pode nos ajudar. Assim, ao invés de fechar a fábrica, a gerente aproveitou um produto de uma receita criada por uma das moradoras e industrializou o processo, enviando mostrar aos proprietários, junto com uma pesquisa de satisfação muito bem sucedida: o resultado foi o melhor possível e a gerente garantiu a manutenção da filial.
Essa história nos permite reconhecer que a ética é um grande valor que pode ser usado para permitir às pessoas irem mais além do que o cargo que elas ocupam. Grandes empresas já perceberam que ético é tratar seus funcionários com igualdade e privilegiar suas capacidades criativas, ora, essas ações conduzem o dia a dia de maneira que todos possam contribuir com sua melhor forma, pensando no outro como igual e não como concorrente. Assim, no exemplo que trouxemos, a gerente pensou com a emoção, e isso foi interessante para todos envolvidos: ela mesma, os funcionários, empresa e os proprietários. A regra do mercado é cruel, e nem sempre o cuidado ético poderá salvar uma empresa. Isso serve para que tenhamos a dimensão ética como uma espécie de prevenção positiva, para quando os momentos ruins aparecerem, as pessoas poderem contar com parceiros, não inimigos, dentro da empresa.