História, perguntado por brunopaisfrancischi, 6 meses atrás

É sabido que a Proclamação da República no Brasil é fruto de um processo conduzido por grupos específicos e que objetivavam estender seu poder e aumentar sua participação política no cenário nacional. Não por acaso existe um alinhamento entre estes grupos e a liderança política ao longo de todo o período da Primeira República. Como também não foram poucos os movimentos que, em virtude das poucas mudanças sociais trazidas pelo nova forma de governo, recorreram à luta armada fazendo da República Velha uma das fazes mais conturbadas da nossa história. Diante do exposto e com base nos materiais e conteúdos encaminhados, elabore um texto dissertativo pontuando o que você compreendeu desse período em termos políticos e sociais. Pense nos grupos privilegiados, nos quadros de exclusão, nos conflitos e identifique características marcantes do modelo eleitoral dessa importante fase política do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por HardzinSagaz
2

Resposta:

As transformações trazidas pela Constituição de 1891 não ficaram reclusas às questões relativas ao federalismo e à forma de governo. Com a nova Carta, o Brasil deu garantias a diversas liberdades individuais, das quais, a liberdade de reunião, de culto, de expressão, de direito à propriedade privada etc. Um avanço significativo aconteceu também com a garantia do direito ao habeas corpus.

Além disso, houve a separação oficial entre Estado e Igreja. Sendo assim, o catolicismo deixa de ser a religião oficial do Estado, impondo-se o princípio do estado laico, isto é, o Estado brasileiro colocava-se como neutro em assuntos relativos às questões religiosas. Estabeleceu-se também o princípio dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Extinguiu-se o cargo de senador vitalício, o presidente e o vice-presidente seriam eleitos para um mandato de quatro anos, sem o direito de reeleição. Na questão do voto, impunha-se o sufrágio universal masculino, mas com algumas limitações. Na questão dos direitos sociais, a Constituição de 1891, não faz nenhum tipo de abordagem.

Explicação:

Da para se der uma ideia do que é a constituição.

Perguntas interessantes