É sabido que a matemática está em nosso cotidiano, porém o ensino dessa disciplina nem sempre foi relacionado com cotidiano, ou seja, um ensino de técnicas de cálculo e memorização de regras. A partir dos estudos de Piaget e de como a criança aprende, o ensino e aprendizagem de matemática na escola básica sofreu várias mudanças. Dessa forma, como estudante de Pedagogia e futuro Professor, elabore uma resenha sobre o terceiro capítulo do livro “Ensino de Matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios”. O livro está disponível em nossa biblioteca virtual.
Soluções para a tarefa
Olá!
O capitulo liga a ideia de construir uma base de conhecimento no ensino da matemática através de uma política-pedagógica desenvolvida com o intuito de superar os desafios e as impossibilidades não só da estrutura interna da instituição como a busca por soluções externas ao campo escolar.
Deste modo, o ensino da matemática aos nove anos passa a ampliar as questões que serão trabalhadas no ensino fundamental para este aluno, fase que por volta dos 10/11 ele iniciará no quinto ano.
Partindo deste ponto, é importante que a instituição siga os padrões estabelecidos pelo MEC e o Projeto Político Pedagógico, cumprindo o papel de desenvolver com o aluno as questões básicas acerca da disciplina matemática, como:
Os conjuntos numéricos;
A tabuada;
iniciação nos problemas matemáticos, e, soluções práticas envolvendo seu uso no cotidiano.
Até mais!