E-Relate a importância da higiene pessoal na puberdade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No quadro de comportamento de hoje, vou falar um pouquinho sobre os cuidados na higiene pessoal durante a adolescência, já que nesse período as alterações hormonais deixam as glândulas do organismo mais ativas, podendo aumentar a transpiração e deixar os cabelos oleosos. Vale lembrar que alguns cuidados, como a higiene íntima, deve ser observado em especial por mães de meninas e de meninos, já que as alterações, assim como os corpos, são muito diferentes.
Couro Cabeludo
A recomendação dos dermatologistas para com o couro cabeludo, é a lavagem diária ou a cada dois dias dos cabelos, sempre usando shampoo indicado para "uso frequente", pois amenizam o surgimento de seborreia (couro cabeludo com oleosidade ou presença de caspas). Assim que o ciclo hormonal se regularizar, o adolescente pode espaçar o tempo entre as lavagens.
Aconselha-se escovar os cabelos pelo menos duas vezes ao dia, sempre usando uma escova com cerdas macias. O processo é importante, pois protege dos danos da poluição e permite que a oleosidade do couro se espalhe ao longo dos fios, além, claro, de desembaraçar e evitar que os cabelos quebrem ou formem nós.
Pele
Na adolescência as células das glândulas sebáceas funcionam a todo vapor, fazendo com que a pele do rosto brilhe muito. Os poros se abrem, as bactérias se instalam e surgem as irritações, manchas e espinhas. E quem não lembra da temida fase das espinhas? Chegam com tudo nessa fase!
As medidas mais simples são a limpeza adequada da pele duas vezes ao dia (de manhã e a noite), usando produtos específicos como sabonete neutro. Sempre que a adolescente fizer o uso de maquiagem, deve retirá-la adequadamente, usando um gel, creme ou loções. Se a pele ficar muito comprometida pela acne, não deixe de levar seu filho ao dermatologista.
Odor
Na puberdade o cheiro do corpo se modifica e a transpiração pode apresentar um cheiro bem desagradável. Por isso, ao invés de um único banho, nos dias quentes faça a opção por dois. Outra recomendação é fazer uso de um desodorante suave, sem álcool e sem perfume, já que nas axilas situam-se numerosas glândulas sudoríparas que, para lutar contra o calor ou sob o impacto de uma emoção, produzem a transpiração. Vale lembrar que nessa fase os pêlos começam a crescer. Então, não vale sair de casa sem proteção.
Dê preferência a roupas de algodão, que deixam o corpo transpirar, diferentemente dos tecidos de fibras sintéticas. Para o odor dos pés a dica é lavar e trocar de sapatos e meias todos os dias. Os cremes antitranspirantes para os pés também são bem vindos.
Higiene Íntima para os Meninos
O pênis tem uma pele, chamada prepúcio, que recobre a glande. Alguns, por motivos religiosos ou necessidade médica, têm essa pele removida - circuncisão - o que facilita bastante a higiene íntima (mas não marque uma cirurgia para o seu filho por causa disso!). Os não circuncidados precisam ter um cuidado extra, puxando a pele durante o banho, para lavar abaixo dela. Sob o prepúcio junta-se o esmegma, uma secreção sebácea de cheiro desagradável, por isso há necessidade da higiene diária. O uso de água e sabonete na higiene íntima é fundamental.
Higiene Íntima para as Meninas
As meninas precisam ficar atentas ao início do ciclo menstrual, por isso nunca deixe de orientá-la sobre o assunto, recomendando inclusive que ela carregue na bolsa um absorvente. Como higiene íntima, os absorvente precisam ser trocados em intervalos de 4 a 8 horas, dependendo da intensidade do sangramento. Vale ressaltar que usar o mesmo absorvente por muito tempo aumenta as chances de infecção. Caso a adolescente se interesse pelo uso de absorventes internos, vale a pena visitar um ginecologista, sanar todas as dúvidas e assim fazer a opção pelo absorvente mais adequado. No período da menstruação, os cuidados devem ser redobrados. Portanto, mais banhos e, sempre que fizer a troca do absorvente, procure usar a bucha. Use água e sabonete.
Beijos e até a próxima.