É proibido matar e, portanto, todos os assassinos são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som das trombetas.”
“Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la.”
As frases acima são exemplos de um dos filósofos iluministas mais conhecidos, caracterizado por frases sarcásticas e irreverentes. Quem é o autor das frases?
A - Montesquieu.
B - John Locke.
C - Voltaire.
D - Descartes.
E - Rousseau.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c
Explicação:
“Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la. voltaire
→O autor das frases citadas é Voltaire. Logo, a alternativa C a correta.
↝Voltaire (Francois-Marie Arouet. Voltaire era pseudônimo – 1694-1778) Foi o mais famoso de sua época. Escritor profícuo em literatura, filosofia e história, autor de uma prosa perspicaz, sarcástica e divertida.
↝O voltairismo pode ser assim definido: atitude de incredulidade irônica em relação às religiões.
↝O historiador da filosofia Julian Marías afirma, sobre Voltaire, que suas críticas irreligiosas, que em sua época foram demolidoras, nos parecem hoje ingênuas e inofensivas. Voltaire teria tido uma falta de visão total no que se refere à religião e ao cristianismo, e sua hostilidade é o ponto em que se revela mais claramente a inconsistência de seu pensamento. Não só por atacar o cristianismo, mas por fazê-lo com uma superficialidade absoluta.
↣Curiosamente, Voltaire era de família abastada e teve educação dada pelos jesuítas.
↝Voltaire, contudo, não foca sua acidez iluminista apenas para os cristãos: Rousseau também sofreu com uma frase voltariana:
↣Nunca tamanha inteligência sendo empregada com o objetivo de nos tornar estúpidos