Português, perguntado por LilyanneTorres, 1 ano atrás

" É proibido a entrada de animais"
" É proibida a entrada de bicicletas"

a) Por que essas frases não são coerentes entre si quanto à concordância nominal?

b) Indique qual das duas não está de acordo com a regra de concordância relativa ao caso e reescreva-a fazendo a adequação à norma-padrão do idioma.

Soluções para a tarefa

Respondido por Deigo231
49
a) Na frase "é proibido a entrada de animais" não há concordância entre o substantivo "probido" e o substantivo "entrada", pois um está no masculino e o outro no feminino.

b)"É proibido a entrada de animais" não está de acordo com a regra.
   Corretamente se escreveria: É proibida a entrada de animais.
Respondido por jalves26
4

a) Quanto à concordância nominal, falta coerência entre as frases porque uma apresenta o adjetivo "proibido" no masculino, e outra apresenta esse mesmo adjetivo no feminino, embora tenham o mesmo referente ("entrada").

b) A primeira frase NÃO está de acordo com a regra de concordância nominal. Reescrita: "É proibida a entrada de animais".

> O adjetivo "proibido" deve ser flexionado no feminino para concordar com o substantivo "entrada", já que este está determinado pelo artigo "a".

Concordância nominal

É um princípio de sintaxe que determina que os determinantes do substantivo (artigos, pronomes, numerais, adjetivos) devem ser flexionados para concordar com ele. Eles variam em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) para concordar com o substantivo referido.

Leia mais sobre concordância nominal em:

https://brainly.com.br/tarefa/5354526

Anexos:
Perguntas interessantes