[...] é preciso que te informes de tudo, não só da verdade como das opiniões humanas. A estas não deves conceder um crédito de verdade: entretanto, é preciso que tu as conheças também, de modo a que, por um questionamento que se estende sobre tudo e em tudo, qual é o juízo que deves fazer sobre a realidade dessas opiniões [...] Afasta o teu pensamento dessa via de pesquisa e não deixes que a experiência te force a seguir cega e surdamente por esse caminho. Mas é pela razão que se deve atacar o problema controverso [...] esta é a única via que te resta [...]”
PARMENIDES, De la Nature, In Jean Voilquin (org.), 1964, Les Penseurs Grecs Avant Socrate, Paris, Garnier-Flammarion, p.93.
A partir da leitura do texto pode-se concluir que o pensamento filosófico de Parmênides
A
estabelece o movimento (kinesis) como definidor de todo processo de constituição da filosofia antiga.
B
altera o formato tradicional de identidade e a coloca numa situação de constante devir.
C
separa a razão da observação (experiência), a primeira é o instrumento para aceder à verdade, enquanto que os sentidos conduziriam ao efêmero, ao limitado, ao contingente, à opinião.
D
agrega elementos platônicos e aristotélicos na definição de seu sistema filosófico.
E
conduz sua interpretação de mundo associado ao pensamento de Heráclito, seu mestre e mentor intelectual.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c)separa a razão da observação (experiência), a primeira é o instrumento para aceder à verdade, enquanto que os sentidos conduziriam ao efêmero, ao limitado, ao contingente, à opinião.
Explicação:
coloquei esta e acertei
Resposta:
Alternativa C -
separa a razão da observação (experiência), a primeira é o instrumento para aceder à verdade, enquanto que os sentidos conduziriam ao efêmero, ao limitado, ao contingente, à opinião.
Explicação:
De acordo com o pensamento filosófico de Parmênides, o indivíduo precisa se informar de tudo, “não só da verdade como das opiniões humanas”, mas a estas não deve conceder um crédito de verdade. Deve-se, portanto, separar a
razão da observação (experiência), a primeira é o instrumento para aceder à verdade, enquanto que os sentidos conduziriam ao efêmero, ao limitado, ao contingente, à opinião.