É preciso não confundir autoritarismo com totalitarismo. Assim, com as características do autoritarismo a seguir, explicar rapidamente como são essas características e em que medida se fundem. a) cerceia as liberdades individuais; b) prega a segurança nacional; c) faz propaganda política; d) exerce censura; e) mantém um aparelho repressivo; f) não tem, porém, uma ideologia de “base” para construir uma nova sociedade; g) não produz mobilização popular, mas, ao contrário, há uma apatia política; h) aparentemente, há uma democracia, até mesmo com vários partidos; i) utiliza militares na burocracia estatal e a elite econômica pode usar oficiais das forças armadas em postos-chave; j) permite que os militares saiam da caserna e se tornem a instituição política mais importante da nação; k) nós já vimos esse filme e o risco de ver de novo está sempre presente.
Soluções para a tarefa
Olá,
A questão versa sobre a diferença entre TOTALITARISMO e AUTORITARISMO
Tanto o totalitarismo como o autoritarismo tiveram seu desenvolvimento principalmente no século XX.
Porém apresentam sua principal divergência principalmente em 3 pontos:
- participação popular: enquanto o totalitarismo elevou uma grande massa da população a cultuar determinada figura e ideologia e participar do projeto ( ex. nazismo, fascismo, URSS no período de STALIN). No autoritarismo não houve essa mobilização da massa em torno do projeto.
-apresenta uma forte ideologia e idolatraria ao chefe: enquanto o totalitarismo há uma forte ideologia e a idolatraria ao chefe( ex. nazismo com Hitler, fascismo com Mussolini, URSS Stalin) no autoritarismo não encontramos essa característica.
- O autoritarismo mantém uma aparência de liberdade. No Brasil enquanto existia o regime autoritário, ainda assim existiam dois partidos políticos ARENA e MDB. O que não ocorre no totalitarismo ( na Alemanha nazista existia apenas um partido único, o partido nazista)
Algumas características do sistema autoritário
a) cerceia as liberdades individuais: As liberdades individuais de sua população são restringidas em prol do interesse da coletividade. Ex. limites a liberdade de locomoção, ao sigilo das correspondências..
b) prega a segurança nacional: o regime existe para assegurar os interesses maiores do Estado, defesa do seu território e do seu povo.
c) faz propaganda política: a fim de que se mantenham no Poder, os governos autoritários fazem propaganda de todos os avanços e investimentos existentes no seu governo.
d) exerce censura: a censura consiste na vedação prévia em músicas, livros, peças de teatro, rádio, televisão, filmes de tudo aquilo que vai contra aos interesses do regime ou o mesmo entende reprovável.
e) mantém um aparelho repressivo; existe uma força estatal que garante que as regras impostas serão respeitadas. Órgão responsável pela apuração e repressão de atitudes anti regime
f) não tem, porém, uma ideologia de “base” para construir uma nova sociedade: ao contrário dos regimes totalitários que tem como cerne uma ideologia de criação de uma nova sociedade, o autoritarismo deseja assegurar a ordem nacional.
g) não produz mobilização popular, mas, ao contrário, há uma apatia política ao contrário dos regimes totalitários que tem como base o envolvimento da população em prol do projeto e da ideologia, no autoritarismo a população está afastada da política.
h) aparentemente, há uma democracia, até mesmo com vários partidos; No Brasil enquanto existia o regime autoritário, ainda assim existiam dois partidos políticos ARENA e MDB, que eram eleitos pela população para cargos no Senado e na Câmara dos deputados, porém tudo passava pelo chefe do executivo.
i) utiliza militares na burocracia estatal e a elite econômica pode usar oficiais das forças armadas em postos-chave: os militares são utilizados nos pontos estratégicos na composição administrativa e econômica, para garantir a manutenção do regime.
j) permite que os militares saiam da caserna e se tornem a instituição política mais importante da nação: os militares são os chefes do Estado e comandam toda a estrutura do Estado, tornando-se a instituição mais importante.
k) nós já vimos esse filme e o risco de ver de novo está sempre presente. Atualmente, vemos uma crescente mobilização nacional pleiteando que haja uma nova ditadura militar. Ou seja, toda a história que ocorreu a partir de 1964 até a reabertura política poderá ser repetida.