É preciso formar uma equipe com dois engenheiros e dois técnicos. Para isso, tenho à disposição três engenheiros e cinco técnicos. Quantas formações são possíveis?
e) Mais que 45
a) 15
d) 45
c) 30
b) 25
Soluções para a tarefa
⠀
⠀⠀☞ Através de uma análise combinatória encontramos 3 diferentes formações para os 2 engenheiros e 10 diferentes formações para os 5 técnicos, o que resulta em um total de c) 30 diferentes formações possíveis. ✅
⠀
⠀
- O Princípio Fundamental da Contagem nos diz que se um evento é composto por duas ou mais etapas sucessivas e independentes, o número total de combinações será determinado pelo produto entre as possibilidades de cada etapa.
⠀
⠀⠀Vamos analisar os dois sub-grupos, começando pelos engenheiros. Para preencher as duas vagas de engenheiro (E) temos a seguinte combinação de possibilidades:
⠀
3 × 2 = 6
⠀
⠀⠀Porém temos que o número real de combinações está dobrado (pois Ei & Ej = Ej & Ei), ou seja, temos na verdade:
⠀
6 ÷ 2 = 3
⠀
⠀⠀Para este tipo de combinação (em que não usamos todas as opções e também excluímos as permutações que resultam em grupos iguais) podemos utilizar a seguinte expressão:
⠀
⠀
sendo o total de possibilidades;
sendo o total de vagas a serem preenchidas;
⠀
onde:
⠀
- a divisão por (n - p)! exclui as permutações não utilizadas devido a n > p;
- a divisão por p! exclui as permutações que resultam em combinações repetidas (ou seja, a ordem interna do grupo não importa).
⠀
⠀⠀Para preencher as duas vagas de técnico (T) teremos então:
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀⠀Por fim, o total de formações possíveis dos dois sub-grupos juntos é de 10 * 3 = 30. ✌
⠀
⠀
✅
⠀
⠀
⠀
⠀
☁
⠀⠀⠀⠀☕
⠀
() ☄
✍
❄☃ ☘☀
⠀
⠀
⠀
⠀