História, perguntado por carlosdaniel2687, 1 ano atrás

É preciso destacar, antes de tudo, que a possibilidade de experimentação foi o que passou a caracterizar a condição da adolescência no Ocidente, desde o final do século 18, quando as idades da vida foram construídas em conjunção com a família nuclear burguesa, em decorrência da emergência histórica da biopolítica. Nesse contexto, a adolescência foi delimitada como o tempo de passagem entre a infância e a idade adulta, na qual o jovem podia empreender experiências nos registros do amor e das escolhas profissionais, até que pudesse se inserir no mercado de trabalho e se casar, para reproduzir efetivamente as linhas de força da família nuclear burguesa. (BIRMAN, Joel. "Ser ou não ser". In: Revista Cult, ano 14, nº 157, maio 2011, p. 25.) Com base no texto e nos conhecimentos de história, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A consolidação das relações sociais capitalistas foi um marco decisivo para a concepção da família nuclear burguesa, inaugurando a sociedade moderna herdeira da dupla revolução: industrial e francesa. ( ) A revolução feminista dos anos 1960 e 1970 confirmou o papel da mulher em um modelo familiar centrado no patriarcado, contribuindo para reforçar a imagem feminina como responsável pela maternidade e pela gestão doméstica dos jovens. ( ) Na década de 1980, com a regulação da economia internacional capitalista pelo neoliberalismo, aumentam as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho para os jovens, o que acaba dificultando à juventude o seu reconhecimento simbólico e social. ( ) Neste início do século XXI, percebe-se uma reorientação do significado de ser jovem, baseada na diminuição da violência juvenil e na substituição do culto ao corpo pelo interesse da juventude na formação intelectual. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) F – V – V – F. b) V – V – F – F. c) F – V – F – V. d) V – F – V – V. e) V – F – V – F.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

São verdadeiras as afirmativas I e III, já que a família, tal como é compreendida no Ocidente, é uma unidade importante na manutenção do patrimônio, com controle dos meios de produção pelas famílias burguesas, e na difusão da ideologia dominante.

III descreve a situação na qual os jovens de diversos países se encontram nos dias atuais, o que ajuda a explicar o "prolongamento da adolescência" que vemos nestes países, com uma população que demora mais a ingressar no mercado de trabalho e na vida adulta.

Perguntas interessantes