Português, perguntado por alinemarcele, 1 ano atrás

“É preciso considerar, antes de mais nada, o caráter meramente formal da Independência. Ela se constituiu, de fato, num arranjo político que favorecia os interesses da camada senhorial brasileira, grande empresária da emancipação política, assim como os interesses do novo capitalismo europeu” (XAVIER, 1994, p. 62).
De acordo com o texto acima, seus conhecimentos sobre a independência e as transformações na educação brasileira, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. A independência significou uma mudança política notável que repercutiu em ampla transformação do sistema de ensino brasileiro.
b. A independência significou pequenas mudanças políticas, mas enorme modificação em nossa estrutura educacional, fruto das transformações econômicas mundiais.
c. Interessava ao capitalismo europeu a independência das colônias e a criação de mercados consumidores, daí a abolição da escravatura logo em seguida da independência.
d. Segundo a autora, a independência não significou grandes mudanças na estrutura brasileira e, devido a isso, podemos concluir que também a educação pouco mudou.
e. Além dos interesses dos empresários citados no texto, também os trabalhadores foram beneficiados, exceto os escravos.

Soluções para a tarefa

Respondido por aironraif13
37

CORRETO

Segundo a autora, a independência não significou grandes mudanças na estrutura brasileira e, devido a isso, podemos concluir que também a educação pouco mudou.

Respondido por viniciusrm19
11

Letra D.

Sob a óptica da autora, a independência foi compreendida como uma manobra política, no sentido de manter os interesses dos senhores de engenho e todas as classes dominantes.

Da mesma forma isto se repercutiu na educação, que baseava-se no modelo tradicional, em que os professores eram considerados como detentores do conhecimento, e os alunos deveriam aprender de forma sistemática e alienizante.

Perguntas interessantes