"[. ] é preciso aprofundar as reflexões de modo que a que se perceba que, ao se distribuir a autoridade entre os vários setores da escola, o diretor não estará perdendo poder – já que não se pode perder o que não se tem -, mas dividindo responsabilidade. E, ao acontecer isso, quem estará ganhando poder é a própria escola". (PARO, 2016,p. 17) PARO. Vitor Henrique (1997). Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Atica. "Promove e lidera a elaboração participativa, do Plano de Desenvolvimento da Escola e o seu Projeto Político-Pedagógico, com base em estudo e adequada compreensão sobre o sentido da educação, suas finalidades, o papel da escola, diagnóstico objetivo da realidade social e das necessidades educacionais dos alunos e as condições educacionais para atendê-las". (LUCK, 2009, p. 31). LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. Os dois autores, estão se referindo ao Diretor da Escola, em relação aos estudos sobre o papel dos gestores escolares. O confronto entre as ideias dos dois autores, nos levam a concluir que:
Soluções para a tarefa
De acordo com o desenvolvimento da escola e os projetos de pedagogia, podemos afirmar que os dois autores propõem uma liderança participativa, para que a divisão de responsabilidades reflita na melhoria da qualidade de ensino. Sendo assim, a alternativa correta a D.
Sobre a liderança participativa
Durante este tipo de liderança a equipe possui uma grande influência nas tomadas de decisões e nos modos de operação da empresa. O mesmo ocorre nas escolas, pois a partir do ponto que adquirimos uma gestão participativa, nós como líderes podemos incluir e engajar toda a comunidade escolar nos processos de tomada de decisões, o que é extremamente benéfico para o desenvolvimento da democracia.
A sua pergunta está incompleta, provavelmente as opções sejam:
- A) LUCK apresenta a função do diretor como responsável em promover a liderança a partir da elaboração participativa do Projeto Político-Pedagógico, já em relação a PARO, o diretor não tem esse poder.
- B) O Diretor não tem autonomia nenhuma por isso deve compartilhar as responsabilidades.
- C) Os autores apontam que o Diretor deve distribuir poder aos demais gestores, pois assim promoverá a liderança e a elaboração participativa do Projeto Político-Pedagógico.
- D) Os dois autores propõem uma liderança participativa, pois a divisão de responsabilidades e a elaboração participativa do Projeto Político-Pedagógico irão refletir na melhoria da qualidade de ensino.
- E) PARO estabelece uma relação de poder ao Diretor e LUCK reafirma esse poder do Diretor.
Aprenda mais sobre educação em brainly.com.br/tarefa/20781177
#SPJ4