Artes, perguntado por mirulikka9, 4 meses atrás

é pra hoje, alguém me ajuda pfvrr

5) Pesquise 4 esculturas em movimento e relate a história delas.

Soluções para a tarefa

Respondido por angelicasilvapoa
0

Resposta:

A apreensão de uma ideia de continuidade, por um meio que não pode contar com o fator temporal para desencadear suas ações, buscou esquemas que escapassem ao estado visualmente estável do eixo vertical ou horizontal, através de uma série de convenções que trouxessem dinamismo para representar a presença do movimento.

Hagesandro, Atenodoro e Polidoro de Rodes.

Laocoonte e seus filhos (c. 175-50 a.C.)

Desse modo, na representação escultórica tradicional o movimento de um corpo em relação a si próprio ou cena é apenas sugerido. Tal alusão recorre a estratégias para condensar na matéria imóvel a impressão de um desdobramento temporal conseguido pela síntese da forma; consequência de análises baseadas na experiência e subjetividade de cada artista quanto à escolha do instante perfeito para ser referenciado na obra.

Antonio Canova.  

Hércules e Licas (1795-1815)

Aqui, cabe salientar que, além do momento fixado na imagem tridimensional pelo ato criativo e os artifícios do escultor, outro fator preponderante para que a obra adquira o sentido almejado passa pelo observador, pois, é no conjunto das qualidades da imagem esquematizada a partir do dinamismo impresso em suas formas, junto às memórias, conhecimentos e contextos culturais trazidos pelo espectador, que a impressão do movimento na escultura tradicional se completa.

Assim, a totalidade do movimento na representação tradicional perfaz a soma e o jogo entre as qualidades dinâmicas da composição e a reconstrução mental do observador, segundo o repertório cultural de sua época.

Auguste Rodin

O Homem que anda (1840-1917)

Com a intensificação da industrialização e a aceleração dos processos tecnológicos que marcam as transformações sociais no início do século XX, o pensamento estético e os procedimentos artísticos são impactados profundamente. Velocidade e dinamismo são palavras que passam a invadir o imaginário criativo europeu, permitindo novas reflexões que fazem expandir o conceito de movimento e as técnicas empregadas em sua representação, como os estudos desenvolvidos pelas vanguardas artísticas do cubismo e do futurismo, que abrem novas possibilidades de abordagem formal quanto ao tema.  

Se o cubismo buscou por uma representação da imagem escultórica a partir da fragmentação e decomposição parcial ou total dos volumes e relevos, origem à uma visão simultânea do objeto.

Pablo Picasso

Guitarra (1912-1914)

No futurismo a forma expande e se prolonga no espaço como um modo de apreender o deslocamento total do objeto, o que demonstra um desejo pela ação e pela mudança enquanto essência da representação.

Perguntas interessantes