É pra amanhã
O xamã está encarregado de garantir que fluxos e volume de energia vital compartilhada por humanos e animais não tenho-se em níveis adequados.Exageros não matança de animais deflagrariam, Como contrapartida, epidemias e malefícios entre os homens.
O trecho retrata a forma como os povos nativos brasileiros se relacionavam com o seu ambiente natural. É possível notar diferenças em relação ao modo como é sociedade contemporânea interage com a natureza? Argumente sobre quais seriam essas diferenças.
Ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde a constituição das primeiras sociedades e o surgimento das primeiras civilizações, observa-se a existência de uma intensa e nem sempre equilibrada relação entre sociedade e natureza. Essa relação diz respeito às formas pelas quais as ações humanas transformam o meio natural e utilizam-se deste para o seu desenvolvimento. Além do mais, diz respeito também à forma pela qual as composições naturais – seres vivos, relevo, clima e recursos naturais – interferem nas dinâmicas sociais.A relação entre os índios e a natureza é pautada por dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a grande mãe,tendo grande respeito pela natureza preservando-a e não desmatando !
Com o surgimento da era industrial na sociedade contemporânea e das grandes aglomerações urbanas, houve uma quebra nessa harmonia, o que provocou uma crescente queda do nível de vida do ambiente, com a morte de rios e o desaparecimento de áreas verdes. A essa devastação inconseqüente dá-se o nome de poluição,e o ser humano de hoje às vezes não tem consciência de que o mal que eles fazem ao meio ambiente e que isso vai afetar eles mesmos, então tem sim uma certa diferença , muitos enxergam os como primitivos ,mas eles são muito mais conscientes do que o ser humano de hoje e tratam a natureza com tal .
Espero ter te ajudado ,bons estudos