É pra amanhã , me ajuda por favor ?
O poema que segue integra a obra Cancioneiro e é, provavelmente, o mais conhecido de Fernando Pessoa.
Autopsicografia
O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração;
Perguntas:
1) De acordo com a 2ª estrofe:
a) A que dores se refere o texto no verso "Não as duas que ele teve"?
b) Os leitores não sentem as duas dores do poeta, "Mas só a que eles não tem." Levante hipóteses: que dor pode ser esses sentida pelos leitores?
2) Na última estrofe, são aproximadas dois elementos que, historicamente, são a base da criação artísticas em todos os tempos, ora com o predomínio de outro.
a) Quais são esses elementos?
b) Que importância tem esses elementos no jogo da criação literária?
3) O poema tem como título "Autopsicografia" O termo psicografia significa a relação mediúnica estabelecida entre dois seres humanos, um morto e um vivo, sendo este o meio pelo qual aquele escreve; o prefixo auto-significa. "por si mesmo". Levando em conta esses dados e considerando as relações entre realidade, imaginação ou fingimento observados no poema, dê uma interpretação coerente ao título do poema.
Soluções para a tarefa
-a dor original que ele sente
-a " dor fingida " que ele finge sentir ao transmitir a emoção para o leitor através dos seus escritos .
B) o leitor sente a dor que é originária da sua interpretação do poema --> mas não é a dor ( emoção ) que o poeta sentiu e nem a que ele fingiu . Cada um sente a sua dor interpretada .
2--na última estrofe ele compara o CORAÇÃO com um comboio de trem de corda , que anda nos trilhos
A) os elementos seriam emoção e a razão
B-)0 autor usa da RAZÃO. para transformar as EMOÇÕES em poesia
3-) AUTOPSICOGRAFIA --> significa a representação psicologica de alguém , no caso o PRÓPRIO Fernando Pessoa ,é representado por ele mesmo.
1. a) As dores que fazem referência determinado texto, são as duas dores sentidas pelo poeta, a que de fato ele sente e a que ele finge ter.
Portanto, no trecho que afirma "Não as duas que ele teve", faz referência às duas dores sentidas pelo poeta, a que ele de fato possui e a que ele finge obter. Determinada questão, pode ser confirmada pelo próprio verso:
[...] E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm. [...]
Ou seja, na dor lida, a que o poeta escreveu, os leitores se sentem bem pois sentem prazer ao ler os seus poemas, mas somente a dor que não é do poeta, mas sim a dor fingida, que é a dor que ele expõe nos seus poemas.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/20369971
b) A dor é o sentimento nutrido pelos leitores quando fazem a leitura dos poemas.
Desta forma, a dor é o sentimento nutrido pelos leitores, no momento em que começam a ler as poesias criadas pelo poeta. Deste modo, é dado um espaço ao leitor na própria poesia, pois o leitor é de suma importância para que seja dado continuidade ao trabalho do poeta.
Portanto, quando ele afirma "mas só a que eles não tem", ele busca trazer o leitor como componente da sua própria poesia, buscando informar que os sentimentos nutridos pelo leitor ao ler a sua poesia também são de suma importância, de modo que abriu um espaço no poema para dedicá-lo.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/47028854
2. a) Os dois elementos contidos na última estrofe, são a razão e a emoção.
Sendo assim, os dois elementos contidos na última estrofe, são a razão e a emoção, pois o poeta afirma que o que entrete a razão é esse "combio de corda", que é o coração. Ou seja, as suas emoções são quem entrete a razão.
Portanto, é nítido que os dois elementos pelos quais o poeta se refere, são à razão e a emoção, que são sentidas por ele mesmos, de modo que ele deixa explícito quando afirma:
[...] Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração; [...]
Link: https://brainly.com.br/tarefa/34095972
b) São de suma importância, pois o autor acredita que a criação literária é advinda da razão, emoção e da imaginação.
Isto porque, ao longo do seu texto, fica nítido que o autor utiliza-se bastante da imaginação para elaborar a sua poema, colocando inclusive a sua imaginação acerca dos sentimentos do leitor, inclusos no presente poema.
Portanto, ao longo do poema, é nítido como o autor também utiliza-se da razão, pois ao último trecho, afirma que entrete a razão, esse comboio de corda, que se chama coração. Mostrando-se claro, que também faz a utilização dos sentimentos.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/45725498
3) Esta é uma resposta pessoal, mas pode ser denominada como a arte da emoção.
Esta é uma reposta pessoal, mas pode ser denominada de "a arte da emoção". Isto porque, o poeta faz a mescla da emoção, razão e da imaginação no poema, deste modo tais elementos são considerados cruciais para o desenvolvimento do poema, e devem ser levados em consideração no momento da escolha do título.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/28044938