É possível utilizar a estatística em seu favor e distorcer dados de uma síntese gráfica? Justifique sua resposta
Caso seja possível a distorção de dados exemplifique dois casos em que se pode ‘‘mentir com a estatística’’, com exemplos de seu cotidiano.
Agora você deve relatar e trazer pelo menos 2 soluções para tornar a coleta de dados eficiente e fazer com que estes dados sejam confiáveis.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
1) Sim, é possível usar a Estatística para distorcer dados de uma síntese gráfica. Na verdade, o principal motivo que pode levar uma pessoa a distorcer dados é o interesse, seja pessoal ou para atender terceiros que serão beneficiados.
2) Como exemplos de casos em que seja possível manipular dados estatísticos, podemos citar:
pesquisas eleitorais - a manipulação de dados pode beneficiar um dos lados envolvidos na disputa eleitoral.
políticas públicas - a manipulação de dados sobre este tema pode beneficiar um político ou o próprio partido em que ele atua.
3) Abaixo, seguem 2 soluções que podem contribuir para uma coleta de dados mais eficiente:
- investimento em controle de acesso aos dados - de modo que qualquer alteração somente seja realizada por duas ou mais pessoas que contenham senhas específicas.
- dentro do sistema, pedir a confirmação do pesquisador (nome, matrícula) a cada 15 ou 30 minutos - de modo que seja possível saber quem é a pessoa que está mexendo com os dados em um certo período de tempo.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás