É possível traçar um paralelo entre o Monte Everest, as ondas gigantes de Nazaré e os vulcões da região de Papua-Nova Guiné? Qual seria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Brasil pode não ser o lugar ideal para se encontrar ondas gigantes. Nazaré (Portugal), Jews(Hawaii) e Mavericks...
Não encontramos: Alteração Morte Poá
Explicação:
Espero ter ajudado
Boa noite ❤️
É possível traçar um paralelo entre o Monte Everest, as ondas gigantes de Nazaré e os vulcões da região de Papua-Nova Guiné, pois a formação entre ambos os eventos está associada à movimentação das placas tectônicas.
A movimentação das placas tectônicas em cada uma das regiões
A movimentação das placas tectônicas é capaz de formar diferentes tipos de ambientes na superfície terrestre ou em regiões marinhas, como as montanhas, episódios de vulcanismos e a formação de falhas geológicas.
É o que acontece com as regiões citadas. O Monte Everest é formado através do movimento convergente entre as placas tectônicas, responsável pela formação de grandes cadeias montanhosas na Ásia, onde está localizado o Monte Everest.
As ondas gigantes de Nazaré ocorrem devido a um grande falhamento submarino presente em Lisboa, Portugal. Esse desnível no relevo submarino, forma um cânion, que é o principal responsável por contribuir para a formação das ondas gigantes da região.
Ainda não há uma certeza sobre a origem de sua formação, mas os geólogos acreditam que ele surgiu a partir do o movimento entre as placas tectônicas, há milhões de anos atrás.
O vulcanismo presente na região da Papua Nova Guiné, está associado ao encontro de placas que ocorrem no Pacífico, onde intensas atividades vulcânicas são realizadas.
A região pertence ao Círculo de Fogo do Pacífico, em que o encontro entre as placas é responsável pela ocorrência das regiões tectonicamente mais instáveis do planeta.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a formação do Monte Everest em: https://brainly.com.br/tarefa/21467958