e possivel notar que as personagens retratadas do lado esquerdo da tela sao figuras genericas anonimas representativas de alguns setores da sociedade da epoca em contrapartida do lado direito encontram se figuras conhecidas na europa do xix veja o boxe intelectuais na tela de gourbet levante hipoteses por q o pintor fez essa separacao
Soluções para a tarefa
Respondido por
489
O lado esquerdo do pintor pode estar representado pelas pessoas que ele queria bem.
Respondido por
3
A respeito da tela “O Atelier do Pintor”, de Courbet, podemos afirmar:
- Courbet retrata, nesta obra, a presença de pessoas da sociedade de seu tempo, dentre as quais um caçador burguês e uma mulher proletária, do lado esquerdo; já os amigos do pintor e pessoas famosas foram posicionados do lado direito, como o músico Promayet. Ao centro, é o próprio Courbet que aparece, representando o limite entre as duas realidades apresentadas na obra.
- A separação entre as duas partes da tela pode ser devida à relação de intimidade que o pintor mantinha com seus amigos, em oposição às figuras representadas do lado esquerdo, que são anônimas. Assim, apesar de se reconhecer envolto em um meio social diversificado, Courbet demonstra exatamente a qual parte deste meio pertencia.
O Atelier do Pintor
A tela “O Atelier do Pintor” representa, segundo o próprio autor, sua trajetória pessoal e profissional durante sete anos. Do lado esquerdo, o pintor retrata algumas figuras da sociedade de seu tempo, como o caçador, representante da classe burguesa; o judeu e um sacerdote cristão, representantes do judaísmo e do clero. Do lado direito encontram-se personalidades conhecidas no século XIX na Europa, como o poeta Charles Baudelaire e o filósofo Proudhon.
Saiba mais sobre pintura do século XIX em:
https://brainly.com.br/tarefa/4383484
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes