É possível medir a temperatura sem a utilização de um termômetro? Explique.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Esse é o modo mais comum de verificar a febre sem um termômetro para descobrir se a pessoa está quente que o normal. Não tente medir a temperatura corporal nas mãos ou nos pés da pessoa, uma vez que esses lugares podem estar frios mesmo quando o sujeito está com febre.
Resposta:
(SIM)(SIM)
Sinta a testa ou o pescoço da pessoa. Esse é o modo mais comum de verificar a febre sem um termômetro para descobrir se a pessoa está mais quente que o normal.[2]
Use as costas das mãos ou seus lábios, visto que a pele da palma não é tão sensível quanto as áreas indicadas.
Não tente medir a temperatura corporal nas mãos ou pés da pessoa, uma vez que esses lugares podem estar frios mesmo quando o sujeito está com febre.
Esse é o primeiro passo para descobrir se há algo de errado, mas ele não pode apontar com precisão se alguém tem uma febre perigosamente alta. Algumas vezes, a pele da pessoa pode parecer fria e pegajosa quando ela está com uma temperatura corporal alta. Em outras ocasiões, a pele pode parecer muito quente, mesmo a pessoa não estando com febre.
Verifique a temperatura da pele em um ambiente que não seja muito quente ou frio. Não verifique também logo após a pessoa ter se exercitado, já que o suor causa mudanças temporárias na temperatura corporal.
2
Verifique se a pele da pessoa está avermelhada. A febre geralmente causa um rubor na pele do rosto. No entanto, isso pode ser mais difícil de perceber se a pessoa tiver a pele mais escura.[3]
3
Verifique se a pessoa parece letárgica. Uma febre normalmente é acompanhada por letargia ou fadiga extrema, como mover-se ou falar vagarosamente e não querer sair da cama.[4]
Crianças com febre podem queixar-se de sensação de fraqueza ou cansaço, se recusar a sair e brincar ou ter uma perda de apetite.
4
Pergunte se a pessoa sente dores. Dores corporais nos músculos e nas juntas normalmente ocorrem simultaneamente à febre.
Dores de cabeça também são comumente sentidas por pessoas com febre.
5
Descubra se a pessoa está desidratada. Isso geralmente ocorre quando se está com febre. Pergunte se a pessoa sente muita sede ou está com a boca seca.
Se a urina da pessoa apresentar uma coloração amarelo-brilhante, pode ser um indicativo de desidratação e febre. A urina muito escura também é um sintoma de desidratação grave.
6
Veja se a pessoa sente náuseas. Náusea e perda de apetite são sintomas de febre e outros males, como a gripe. Preste muita atenção se a pessoa se sentir enjoada ou estiver vomitando e não puder manter comida no organismo.
7
Verifique se a pessoa está tremendo e suando. Como a temperatura corporal da pessoa aumenta e diminui, é comum ela tremer e sentir frio, mesmo quando a temperatura no ambiente está amena.[5]
Devido a essa variação na temperatura corporal, a pessoa também pode alternar entre a sensação de calor e frio como resultado de uma febre.
Explicação:
Ter uma febre significa possuir uma temperatura corporal acima da média normal dos 37 °C.[1] Febres podem acompanhar muitos tipos de doenças e, dependendo da causa, elas podem indicar que algo benigno ou sério está ocorrendo. O modo mais acurado de se verifica-la é com o uso do termômetro – porém, na falta de um, há algumas maneiras de interpretar os sintomas para indicar se é preciso buscar ajuda médica.