Português, perguntado por GirlsyBoys, 1 ano atrás

É possível haver democracia sem eleições? Justifique sua resposta.

O modelo da democracia liberal vigente em grande do Ocidente tornou-se alvo de
críticas cada vez mais contundentes. Qual a principal razão apresenta a chamada “nova direita”
para atacar esse modelo.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6
Olá, tudo bem?

É possível haver certo tipo de democracia sem eleições e não é possível haver outro tipo de democracia. A democracia é a forma de governo onde o povo é o principal responsável pelas decisões políticas. Como é possível ver nesta definição, há espaço para interpretação: quem é o povo? o que é política?

Em uma perspectiva de democracia direta, como era o caso de Atenas e é a perspectiva defendida por alguns autores anarquistas, é considerado legítimo democracia sem eleições, pois todos eram considerados aptos a agir diretamente no que dizia respeito às decisões políticas.

Com a Revolução Francesa, surge a Democracia Representativa. Neste modelo, a democracia só é possível com eleições.

Talvez seja impossível, no mundo atual, possuir um outro tipo de democracia, visto que hoje a política teria que ficar nas mãos de milhões de cidadãos, o que tornaria qualquer votação de projeto de lei um processo tão complexo quanto é o processo eleitoral hoje.

Sobre a sua segunda pergunta, esta questão é um tanto quanto política, de modo que é difícil respondê-la objetivamente, pois não é claro o quê a expressão "nova direita" quer dizer.
Tradicionalmente, a direita critica a democracia liberal por dois principais motivos: o prejuízo do Estado-Nação em prol dos interesses transnacionais, que é o caso da direita nacionalista, e a adoção do multiculturalismo, que destruiria a cultura nacional em nome de uma ideia de cultura comum.
Para além destas características, poderíamos citar também a crítica ao ideal laico da Democracia Liberal por parte da direita, seja ela nova ou não.


Perguntas interessantes