Filosofia, perguntado por keziafurtadokeozqqs7, 10 meses atrás

E possível existir equilíbrio entre a razão e a emoção?

Soluções para a tarefa

Respondido por leehsouza7
2
Os seres humanos são uma mistura de percepções, emoções, sentimentos e pensamentos. Todos esses elementos formam uma unidade única que resulta em um modo de ser e agir na vida.

Nossa mente é extremamente poderosa e capaz de dirigir o nosso comportamento, tanto para o bem quanto para o mal. Através dela realizamos todos os processos de pensamentos racionais e sentimos toda a força das emoções.

Dessa forma, podemos dizer que somos razão e emoção. Duas forças diferentes que muitas vezes apontam para o mesmo caminho, mas outras vezes são contrárias e nos obrigam a tomar uma decisão.Temos a opção de seguir “nosso coração” ou fazer uma lista de “prós e contras”.

“Quanto mais abertos estivermos aos nossos próprios sentimentos, mais capazes seremos de ler os sentimentos dos outros”.

A maioria dos estudos sobre esse processo de decisão garante que geralmente a emoção ganha. Isso ocorre porque a razão ocupa um nível mais elevado na escala do desenvolvimento das experiências subjetivas. É preciso mais experiência, mais tempo, maior habilidade para construir razões do que para deixar as emoções fluírem.
“Emoção”, etimologicamente, significa “movimento ou impulso”: “o que me induz a agir”. As emoções são experiências subjetivas que nos levam à ação. Elas nascem basicamente das nossas percepções diante do mundo, antes mesmo de que possamos pensar a respeito. Se percebemos algo como benéfico, sentimos emoções positivas; se percebermos algo como negativo, elas são negativas.

Muitos comportamentos humanos dependem das emoções. Elas são fundamentais nas decisões que tomamos; geralmente são determinantes.

O medo, por exemplo, é uma emoção muito poderosa, de acordo com o psicólogo Rob Yeung. Por isso, é muito utilizado pelos meios de comunicação e como estratégia política. Da mesma forma, a vergonha e o orgulho são manipuláveis nos seres humanos.


Perguntas interessantes