Direito, perguntado por jvcrf7, 1 ano atrás


É possível dizer que a Ciência, apesar de um conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral e verificável também é falível? Em caso positivo, tais falhas ajudam ou atrapalham o avanço científico? Justifique sua resposta, fornecendo pelo menos um exemplo.

Soluções para a tarefa

Respondido por galdino42
4
Sim, é possível dizer que a ciência é falível. Não só é possível, como essa falibilidade é uma de suas características principais

A falibilidade das ciências é o que faz com que elas não possam se tornar conjuntos cristalizados de dogmas (verdades inquestionáveis), e estejam sempre em movimento, sempre evoluindo.

As falhas podem ter diferentes efeitos positivos na produção científica: elas podem mostrar o que não funciona, demandam a revisão constante do conhecimento acumulado, são importantes para o aprendizado, dentre outras coisas. 

Um exemplo famoso é o erro cometido por Einstein ao formular sua teoria da relatividade. Ao perceber que sua teoria tinha como consequência a afirmação de que o universo estava se expandido, o que não era algo bem aceito pela comunidade científica na época, resolveu fazer alterações para tornar seu trabalho aceitável, postulando uma constante para poder resolver o problema. 

Por conta disso, a teoria da relatividade foi disseminada e bem aceita, mesmo contendo uma falha, que era a constante que ele teve de inventar. No entanto, a própria falha tornou a teoria aceitável, e diversos avanços científicos foram feitos a partir desse trabalho de Einstein. Posteriormente, a falha foi corrigida após Hubble provar que o universo estava de fato se expandindo.
Perguntas interessantes