é possivel dizer os negros escravizados tiveram um papel ativo na luta contra a escravidão? justifique em um pequeno texto
Soluções para a tarefa
Resposta:
Havia a questão dos novos padrões civilizacionais que estavam surgindo e que condenavam a prática do trabalho escravo. Isso colocava o Brasil numa posição vexatória, internacionalmente, uma vez que no continente americano o país foi o último a abolir a escravidão. Essa questão, porém, é apenas secundária, e o processo de abolição só foi possível por conta da luta dos escravos.
A resistência dos escravos foi fundamental, pois, como pontua o historiador João José Reis, impôs limite aos horrores cometidos por seus opressores. Os escravos revoltavam-se de diversas maneiras.
A forma mais comum de resistência dos escravos era as fugas e, na década de 1880, surgiram vários quilombos que abrigavam os escravos fugidos. As cidades do Rio de Janeiro e de Santos ficaram notabilizadas pela grande quantidade de quilombos que surgiram nos seus arredores. Esses quilombos eram usados para organizar rotas de fuga, abrigar outros escravos e organizar outras formas de resistência.
Houve casos em que os escravos rebelados tomavam o controle da propriedade na qual eram escravizados e matavam seus senhores. Em muitos locais, os escravos organizavam-se para se rebelar nos “dias santos”, isto é, dias de festas religiosas ou de missas. Tudo isso reforça uma visão trazida pelos historiadores de que os escravos foram agentes ativos na luta pela emancipação.