Filosofia, perguntado por barbaramarkus, 1 ano atrás

É possível conciliar fé com razão? Por que o ser humano erra? Qual é o valor das boas ações?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Isaque1235
22
Sim.
1º É possível conciliar Fé com Razão?
A Fé é algo que foi criado para explicar a existência de deus (me refiro a Deus, a Allah, e aos deuses principalmente de religiões que originaram a religião cristã.) e a fenômenos que segundo os homens aconteciam por que deus quis antes de surgir o pensamento teocêntrico na antiguidade (no Iluminismo). Mas há uma conscientização entre você saber até onde a razão pode se intrometer nisso que seria você deixar de ser alienada pela religião (exemplo: Pastores que proíbem as mulheres de cortar o cabelo, e muçulmanos radicais terroristas).

2º: Por que o ser humano erra?
Você tem que saber diferenciar isso da religiosidade e da filosofia. 
Há religiões que irá colocar a culpa no pecado e explicar toda aquela história de satanás. (Principalmente as cristãs e a Islâmica.) Outras como processo natural do ser humano.
A filosofia, sociologia e a psicologia explica o erro como algo humano que todo ser humano comete por algo emocional, físico entre outros.
3º: Qual é o valor das boas ações?
Os seres humanos são muito volúveis em dar valor a boas ações que recebem. Por isso para você pode ter sido muito importante para você, mas para outro não.
4º: (Não vou copiar a pergunta)
Você tem que saber distinguir isso do pensamento científico, do filosófico e do religioso.
o científico vai te falar que a vida é algo que não morre e esta constante no universo ( Qualquer tipo de vida)
o filosófico entra no mesmo raciocínio.
O religioso fala que é porque deus quis criar a vida.
 5º: Deus existe?
A filosofia respeita qualquer tipo de crença. Não afirma-se que deus (deuses) existam ou não, porém em todo o tempo da história filosófica, científica e outros o mítico sempre esteve presente até que viu-se a necessidade de pensar "Por que eu preciso de deus para saber todas as coisas? Por que deus me proíbe de saber a resposta para as coisas? 
Sendo assim criando o pensamento antropocêntrico (o ser humano no centro de todas as coisas)

Entendeu?
Perguntas interessantes