Português, perguntado por stephanierlima, 8 meses atrás

É possivel compreender uma história sem a lingugem verbal? Por quê? Explique​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabryelmikaelson
1

Resposta:

Todo ato comunicativo se dá pela ação da linguagem, que podem ser definidas como linguagem verbal e não verbal. Em outras palavras, essas formas de linguagem são definidas como modalidades comunicativas. Isso significa que será necessário a ação de um emissor e de um receptor, com o intuito de receber ou transmitir uma mensagem.  

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas.  

Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.  

Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é linguagem mista, também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar as linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única mensagem.  

Um exemplo de linguagem mista pode ser encontrado em uma charge, quando se encontra uma imagem e um espaço com um texto acerca da imagem. Tanto a foto quanto o texto contribuíram significativamente para a compreensão da mensagem.  

Comunicação x Linguagem verbal e não verbal

A comunicação é o processo de troca de informações entre um emissor e um receptor. Um dos aspectos que pode interferir nesse processo é o código a ser utilizado, que deve ser entendível para ambos, portanto, a linguagem verbal e não verbal são componentes que fazem parte dos elementos da comunicação.

Linguagem verbal

Quando se fala com alguém, lê um livro ou uma revista, é utilizado a palavra como um código. Esse tipo de linguagem, como vimos no início do texto, é conhecido como linguagem verbal, podem ser através de palavra escrita ou falada.  

Certamente, essa é a linguagem mais comum no dia a dia. Quando alguém escreve uma mensagem em rede social, por exemplo, ela está utilizando a linguagem verbal, ou seja, transmitindo informações através das palavras.  

Para exemplificar essa definição, confira um poema de Fernando Pessoa, que utiliza as palavras para expressar seus sentimentos.  

Autopsicografia

O poeta é um fingidor.  

Finge tão completamente  

Que chega a fingir que é dor  

A dor que deveras sente.  

E os que lêem o que escreve,  

Na dor lida sentem bem,  

Não as duas que ele teve,  

Mas só a que eles não têm.  

E assim nas calhas de roda  

Gira, a entreter a razão,  

Esse comboio de corda  

Que se chama coração.

Linguagem não verbal

A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não verbal. Portanto, ela basicamente vai lidar com imagens. Nesse caso, o código a ser utilizado é através da simbologia. A linguagem não verbal é constituída por gestos, tom de voz, entre outras coisas. Portanto, é possível notar que a ausência de palavras não significa a ausência de texto.  

Por exemplo:  

• Se uma pessoa está dirigindo e vê o sinal vermelho, qual a primeira reação a se fazer? Parar.

Pois bem, essa comunicação é feita através da linguagem não verbal.  

Ao contrário do que muitos pensam, a linguagem não verbal é utilizada constantemente na vida das pessoas. Um exemplo disso é através dos sinais de trânsito.  

Os gestos e a expressão corporal também são classificados como uma linguagem não verbal. Por exemplo:

• Quando um pai diz de forma áspera, gritando e com uma expressão agressiva, que ama o filho, será que ele interpretará assim? Bem provável que não.

Linguagem mista ou linguagem híbrida

A comunicação entre pessoas quase sempre se estabelece através de gestos e palavras, havendo, portanto, a junção das duas formas de linguagem. Essa junção é definida como linguagem mista.  

Explicação:


stephanierlima: obrigada
Perguntas interessantes