História, perguntado por julianaferraz422, 4 meses atrás

É possível afirmar que a Constituição de 1824 excluía do Direito à Cidadania uma grande parcela da população? Justifique a sua resposta​

Soluções para a tarefa

Respondido por anabia3017
43

Resposta:

sim

Explicação:

Constituição qualificou os eleitores, bem como os que poderiam ser votados, segundo o critério censitário. Podiam votar os maiores de vinte e cinco anos, com renda líquida anual de cem mil réis para as eleições paroquiais, e de duzentos mil réis para as de província.


deyvidsilva7: junto e misturado manos
elisangelamacedoj: Sempre
Respondido por litorsouza
3

A Constituição de 1824 pode ser considerada excludente em termos de direito à cidadania uma vez que estipulava o voto censitário, excluindo boa parte da população.

Após dissolver a Assembleia Constituinte em novembro do ano de 1823, o imperador D. Pedro I apresentou a constituição que foi outorgada no ano de 1824, que trazia o poder moderador, que teria a liberdade de interferir da maneira que julgasse necessário nos demais poderes.

Além disso, a constituição mantinha a determinação de voto censitário para homens maiores de 25 anos e estabelecia que o governo brasileiro seria uma monarquia hereditária e unitária e que o catolicismo apostólico romano seria a religião oficial do Estado brasileiro.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/11958892

Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática, 8 meses atrás