É possível afirmar através de uma visão de síntese do processo histórico da industrialização no Brasil entre 1880 a 1980, que esta foi retardatária cerca de 100 anos em relação aos centros mundiais do capitalismo. Podemos identificar cinco fases que definem o panorama brasileiro de seu desenvolvimento industrial: 1880 a 1930, 1930 a 1955, 1956 a 1961, 1962 a 1964 e 1964 a 1980. Leia com atenção as afirmações a seguir, identificando-as com a sua fase de desenvolvimento industrial. I. Modelo de desenvolvimento associado ao capital estrangeiro, sem descentralizar a indústria do Sudeste de forma significativa em direção a outras regiões brasileiras; corresponde ao período de Juscelino Kubitschek, com incremento da indústria de bens de consumo duráveis e de setores básicos. II. Modelo de política nacionalista da Era Vargas, com o desenvolvimento autônomo da base industrial demonstrado através da construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ressalta-se que, neste período, a Segunda Guerra Mundial impulsionou a industrialização. III. Período de desaceleração da economia e do processo industrial motivados pela instabilidade e tensão política no Brasil. IV Implantação dos principais setores da indústria de bens de consumo não duráveis ou indústria leve, mantendo-se a dependência brasileira em relação aos países mais industrializados. O Brasil não possuía indústrias de bens de capital ou de produção. V Período em que o Brasil esteve submetido a constrangimentos econômicos, financeiros e sociais devido a seu endividamento no exterior com o objetivo de atingir o crescimento econômico de 10% ao ano. Mesmo assim, não houve muitos avanços na área social. Modernização conservadora com o Governo Militar. (Secretaria da Educação.geografia, Ensino Médio. São Paulo, 2008. Adaptado.) A sequência das fases do desenvolvimento industrial brasileiro descritas nas afirmações é (A) IV, II, I, III, V. (B) I, II, V, IV, III. (C) III, IV, V, I, II. (D) I, III, II, V, IV. (E) III, IV, II, V, I.
Soluções para a tarefa
A opção IV - (1880-1930) refere-se ao período das primeiras implantações no campo industrial brasileiro, mas com uma indústria ainda muito tímida e dependente das importações da maioria dos produtos industrializados.
A opção II - (1930-1955) foi um período de investimento do
governo Vargas, que queria industrializar o país investindo muito na economia,
principalmente na indústria de base.
A opção I - (1956-1961) Fala do período de governo de JK que também
investiu muito na industrialização do Brasil, ele tinha como principal meta modernizar a indústria
brasileira.
A opção III- (1962-1964) Refere-se à época anterior a ditadura militar, onde
houve uma estagnação econômica devido aos problemas relacionados a politica.
A opção V- (1964- 1980) Esse período compreende a época da ditadura militar, houve varias tentativas de impulsionar a economia e conter a inflação, ficou marcado pelos altos empréstimos realizados com o intuito de melhorar a situação econômica do país.