Português, perguntado por jucileidepereira, 10 meses atrás

e, por um lado, o projeto político pedagógico representa o fio condutor de uma instituição, por outro, deve estar aberto ao novo e ao que mais sintoniza com as propostas da escola. Resende (1991, p.61) alerta para o que chama de “paralisia paradigmática”, que é a estagnação para absorver novos conceitos. Para a autora quem sofre dessa paralisia tem a doença da “certeza absoluta, imutável e inquestionável. Tendemos a cristalizar as concepções originárias das teorias ligadas a paradigmas que foram assimilados ao longo das histórias de vida, que transcendem delas próprias e que podem estar superadas”. Diante disso, assinale as alternativas corretas, acerca da fundamental importância, ao se pesquisar e escolher referências teóricas para o projeto político pedagógico, estar aberto e disposto e ser reflexivo.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigokreutz
10

Creio que você tenha se esquecido das alternativas, mas sem problemas! A resposta correta é V-V-V-V.

continuação:

Alternativas:

I. Aberto para encontrar o novo e deixar-se invadir por ele.  

II. Disposto para se lançar as leituras, pesquisas e releituras no intuito de encontrar correspondências similares, sintonias com as ideias que se possui.  

III. Reflexivo para se fazer analises, sínteses, realizar recortes e voltar ao todo, entender contextos históricos a fim de realizar adaptações à realidade vigente.  

IV. O referencial teórico de um PPP legitima a construção da educação como ciência e como prática crítica e reflexiva.

A paralisia de paradigma ocorre pois se pensa muito sobre os paradigmas daquela coisa em questão e isto acaba por estagnar a capacidade de admitir novas ações pois acredita-se que aquela é a única verdade existente e absoluta.

O que se diz sobre isso é que, esses paradigmas são verdades que definiram o que somos como pessoas e sociedade. Entretanto, se sempre nos deixássemos definir apenas por isso, jamais teríamos avançado socialmente.

Sendo assim, todas alternativas são verdadeiras pois tratam-se de apesar de seguir paradigmas estar aberto para novas possibilidades e ser reflexivo e inclusivo quanto à novas perspectivas sociais e educacionais.

Bons estudos!

Perguntas interessantes