É por essa razão que afirmamos que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. Com efeito, nós o identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção entre prazer e dor. Texto II Também ele, em criança, e ainda depois, foi supersticioso, teve um arsenal inteiro de crendices, que a mãe lhe incutiu e que aos vinte anos desapareceram. No dia em que deixou cair toda essa vegetação parasita, e ficou só o tronco da religião, ele, como tivesse recebido da mãe ambos os ensinos, envolveu-os na mesma dúvida, e logo depois em uma só negação total. Identifique a corrente filosófica helenista aludida no Texto I, e explique suas principais características. (0,5) Identifique a corrente filosófica helenista aludida no Texto II, e explique suas principais características. (0,5)
Soluções para a tarefa
A corrente filosófica helenista aludida no Texto I, e suas principais características.
O texto I é uma fala de Epicuro.
Para Epicuro, a finalidade da vida é a busca da felicidade, obtida ao se atingir a ataraxia, isto é, a “ausência de distúrbios”, a tranquilidade da alma.
Entretanto, ensinava que era fundamental aprender a escolher os prazeres, pois nem todos os prazeres devem ser buscados e nem todas as dores devem ser evitadas, porque é importante levar em conta não só o momento imediato, mas também os possíveis desdobramentos daquilo que se esta escolhendo, na medida em que essa escolha pode resultar em maior tranquilidade ou perturbação para o indivíduo.
A corrente filosófica helenista aludida no Texto II, e suas principais características.
Texto II é de Machado de Assis e corresponde a corrente filosófica helenista conhecida como Ceticismo.
A escola cética foi criada por Pirro de Élis. O primeiro momento da escola ficou conhecido como Pirronismo, e em linhas gerais, sua característica principal é desconfiar das certezas, mantendo uma atitude crítica diante de qualquer afirmação dogmática.
Os filósofos céticos consideravam que qualquer afirmação pode ser contradita por outra, de igual capacidade de persuasão. Diante da incapacidade de se decidir, os céticos propõem a suspensão do juízo, a indiferença, isto é, uma posição de distanciamento e ausência de compromisso ou adesão à qualquer ideia.
Bons estudos!
Resposta:
1) ( A ) excelência de atividades praticadas em consonância com o bem comum.
2) ( D ) O hedonismo de Epicuro não é imediatista, mas moderado.
Explicação:
1) Aristóteles compreende que a virtude, que decorre dos hábitos mais louváveis, relaciona-se não só com o bem individual, mas coletivo. Lembre-se que para Aristóteles o homem é um animal político, e, por isso, não há realização individual que não passe pela realização comum. O caminho racional da mediania é o que pode nos conduzir à essa realização.
2) hedonismo mais simplista de Aristipo de Cirene no qual o prazer sem medidas é entendido como um bom caminho para a felicidade.