e) Pesquise os nomes de outros países do Leste Europeu atual. d) Escolha um dos paises e faça uma pesquisa com os dados geográficos gerais: localização, extensão territorial, dados físicos/naturais (relevo, hidrografia, clima, vegetação), dados populacionais, dados econômicos. Inclua o desenho de um esboço de mapa do pals escolhido inclusive com países e fazem fronteira. Se tiver impressora em casa, imprima algumas imagens.
Soluções para a tarefa
Dados gerais da Albânia
- Nome oficial: República da Albânia
- Gentílico: albanês
- Extensão territorial: 28.748 km2
- Localização: Europa
- Capital: Tirana
- Clima: mediterrâneo
- Governo: república parlamentarista, sendo Ilir Meta o atual presidente (desde 2017) e Edi Rama o primeiro-ministro (desde 2013).
- Divisão administrativa: municípios
- Idioma: albanês
- Religiões:
- islamismo (66,71%)
- cristianismo (20,71%)
- bahá'í (0,25%)
- ateus (3,15%)
- não religioso (5,06%)
- População: 2.878.000 habitantes (ONU, 2020)
- Densidade demográfica: 105 hab/km² (ONU, 2020)
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,795
- Moeda: Lek (ALL)
- Produto Interno Bruto (PIB): US$ 15.059.000.000
- PIB per capita: US$ 5.223,80
- Gini: 0,332
- Fuso horário: GMT +1
- Relações exteriores:
- Banco Mundial
- Fundo Monetário Internacional (FMI)
- Organização Internacional do Trabalho (OIT)
- Organização das Nações Unidas (ONU)
- Organização Mundial do Comércio (OMC)
- Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Cultura:
A diversidade cultural da Albânia está diretamente atrelada ao seu processo de formação territorial, marcado por constantes invasões estrangeiras desde o século I a.C. Os dialetos e idiomas falados são um dos principais exemplos dessa composição. Da mesma forma, o perfil religioso da população deixa expressa a influência de diversas matrizes de crença (islamismo, cristianismo e o bahá'í, por exemplo).
Além das celebrações religiosas, as festas folclóricas são características do país. Uma das principais manifestações é o quinquenal Festival Nacional de Folclore na cidade de Gjirokastër, tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial em 2005. Outros festivais semelhantes acontecem por todo o território albanês, onde há a utilização de trajes típicos e danças características de cada comunidade.
A música popular (folk) é outra importante forma de manifestação cultural da Albânia, com destaque para o estilo iso-polifônico, também considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.