Português, perguntado por gilvan9940, 4 meses atrás

e PERGUNTA 3 Leia a seguir o trecho do artigo “O Brasil que o Romantismo (re)criou” e do romance “O Guarani” de José de Alencar. “A questão, contudo, é saber precisamente o que é uma nação no Brasil, e daí, qual o lugar do romantismo como seu condutor ideológico, e qual a possibilidade da idéia de nação estabelecer vínculos entre indivíduos e grupos sociais numa sociedade capitalista cindida para além do plano da imaginação” (BOTELHO, 2005, p. 201). BOTELHO, A. O Brasil que o Romantismo (re)criou. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n. 58, p. 200-204, jun. 2005. “No dia seguinte, ao raiar da manhã, Cecília abriu a portinha do jardim e aproximou-se da cerca. — Peri! disse ela. O índio apareceu à entrada da cabana; correu alegre, mas tímido e submisso. Cecília sentou-se num banco de relva; e a muito custo conseguiu tomar um arzinho de severidade, que de vez em quando quase traia-se por um sorriso teimoso que lhe queria fugir dos lábios. Fitou um momento no índio os seus grandes olhos azuis com uma expressão de doce repreensão; depois disse-lhe em um tom mais de queixa do que de rigor: — Estou muito zangada com Peri! O semblante do selvagem anuviou-se. — Tu, senhora, zangada com Peri! Por quê? — Porque Peri é mau e ingrato; em vez de ficar perto de sua senhora, vai caçar em risco de morrer! disse a moça ressentida. — Ceci desejou ver uma onça viva! — Então não posso gracejar? Basta que eu deseje uma coisa para que tu corras atrás dela como um louco? — Quando Ceci acha bonita uma flor, Peri não vai buscar? perguntou o índio. — Vai, sim. — Quando Ceci ouve cantar o sofrer, Peri não o vai procurar? — Que tem isso? — Pois Ceci desejou ver uma onça, Peri a foi buscar.” (ALENCAR, 1996, p. 39). ALENCAR, J. de. O guarani. Acesso em: 16 ago. 2022. Considerando os dois excertos apresentados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O movimento romântico no Brasil teve papel importante na criação do sentimento de nação e patriotismo. PORQUE II. A ideia do indianismo envolvia a criação de um passado e de um herói nacional, ao mesmo tempo em que mostrava esse índio submisso ao branco, reforçando preconceitos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. a. As duas asserções são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. b. As duas asserções são falsas. c. As duas asserções são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. d. A primeira asserção é verdadeira, e a segunda falsa. e. A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira ​

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
0

Alternativa c (I e II verdadeiras, porém II não justifica I). O exercício trata do papel que o indianismo teve na criação de uma identidade nacional e orgulho pátrio brasileiros. Um dos textos mencionados no excerto concorda que esse processo aconteceu, embora questione seus valores.

 

O indianismo e a identidade brasileira

O exercício trata do romantismo indianista e da criação de uma identidade nacional, algo especialmente representativo em O Guarani, de José e Alencar, que se propõe a ser quase um mito de fundação para o Brasil.

 

No texto I, o autor A. Botelho questiona essa identidade nacional proposta pelo indianismo, em vista de haver muita desigualdade social irreconciliável mesmo no Brasil colonial. As asserções refletem essa discussão:

  • I. Verdadeira. O texto I parte do pressuposto de que o indianismo criou uma imagem do passado do Brasil para os brasileiros, estabelecendo raízes para o orgulho pátrio.
     
  • II. Verdadeira. O indianismo romântico trazia os índios como heróis nacionais, porém ao mesmo tempo mostrava os índios como submissos aos colonizadores portugueses.
     
  • As duas asserções são verdadeiras, mas a relação entre elas não é de dependência. A afirmativa II menciona um preconceito social, e ele não é uma justificativa correta para o orgulho pátrio mencionado na afirmativa I.

 

Continue aprendendo sobre o romance indianista aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/15822696

 

#SPJ1

Perguntas interessantes