História, perguntado por wisllanbarbara674, 5 meses atrás

E PERGUNTA 1 - A que obra da historiografia brasileira a fonte 1 está fazendo alusão? Qual o assunto do pelo texto? Que tipo de sociedade está sendo apresentada? Explique a ideia de patriarcalismo so que isso representava para a população negra no Brasil. ​


Usuário anônimo: ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Usuário anônimo: q obra?
Usuário anônimo: me ajuda a te ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
10

Fonte 1: Texto "Apresentação: um livro perene" de F. H. Cardoso sobre a obra "Casa-Grande & Senzala" de Gilberto Freyre.

1. A obra da historiografia brasileira que se refere o texto é o "Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal".

O assunto tratado no texto "Apresentação: um livro perene" é sobre a não concordância quanto a retrato dado às famílias coloniais, pois F.H.C. acredita que a obra soe como nostálgica, esquecendo dos escravos trabalhadores braçais.

A sociedade que está apresentada é a da família colonial brasileira.

O patriarcalismo é a estrutura social em que o homem é o chefe de família, exercendo o domínio familiar e econômico. Os negros da casa-grande eram propriedade do senhor de engenho, o patriarca da família.

Escravidão no Brasil

A escravidão no Brasil começou com a escravização de povos africanos e indígenas, em condições precárias e desumanas. O país foi um dos últimos a abolir a escravidão e algumas leis anteriores sobre a escravização negra, não eram cumpridos por todos, como as leis Feijó-Barbacena (1831), Bill Aberdeen (1845) e Eusébio de Queiroz (1850).

Na Constituinte de 1823, que foi dissolvida pelo imperador D. Pedro I, o legislativo tentou incluir na constituição a obrigatoriedade do Estado na manutenção da escravidão. Este tópico foi retirado da Constituição de 1824 que foi outorgada pelo imperador brasileiro.

Para mais informações sobre escravidão na América, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/27830851

Anexos:
Perguntas interessantes