Geografia, perguntado por dgoudard6, 4 meses atrás

é para hoje mesmo me ajudem !
A Pegada Ecológica calcula a pressão do ser humano sobre o planeta, medindo a rapidez com que consumimos recursos naturais e produzimos resíduos, em comparação com a capacidade do planeta de absorver esses resíduos e gerar novos recursos denominada de biocapacidade. A pegada ecológica de cada país é calculada a partir de mais de 5 mil dados reportados pelos próprios países à ONU. “É uma medida conservadora, com a sobre estimação da biocapacidade dos países e uma subestimação do consumo, admite Jennifer Mitchel, diretora da Global Footprint Network. Hoje, os Emirados Árabes são o país que tem a maior pegada ecológica do mundo, consomem 9,6 hectares globais por pessoa. Os Estados Unidos veem em segundo lugar, com 9,4 hectares globais por pessoa. Se todos os habitantes do planeta tivessem o mesmo estilo de vida que os americanos, seriam necessários 4,5 planetas para suprir todo o consumo. A biocapacidade brasileira é a segunda maior do planeta – 7,3 hectares/pessoa, atrás apenas dos EUA. No entanto, a pegada ecológica do Brasil é de 2,4 hectares por pessoa. Isso quer dizer que consumimos menos do que nosso país tem capacidade de gerar, mas, em termos globais, superamos a biocapacidade do planeta. A China, por outro lado, tem apenas 0,9 hectares de biocapacidade, mas consome 2,1 hectares/pessoa. Ou seja, os chineses estão na média do que o planeta pode aguentar, mas não suprem os recursos que consomem em seu próprio território.




Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2016.








A respeito da pegada ecológica podemos considerar que






a) a média de consumo da população mundial produz uma pegada ecológica sustentável às condições do planeta terra, portanto utilizamos o planeta de forma sustentável.


b) se a população mundial consumisse como a população brasileira, necessitaríamos de mais recursos, consequentemente, deveríamos ter mais planeta para atender a demanda de consumo.


c) os países árabes produzem uma pequena pegada ecológica em função das atividades petrolíferas terem um baixo consumo mundial, daí ainda podemos explorar mais recursos.


d) a pegada ecológica foi um índice elaborado para evidenciar as condições socioeconômicas e de riqueza de um país, logo é um indicador que não demostra a pressão da sociedade ao planeta.


e) a China apresenta um grande crescimento econômico e sua biocapacidade é suprida pelos recursos que seu próprio território produz.

Soluções para a tarefa

Respondido por felipe19304404
0

Resposta:Pegada Ecológica Global

Estudos mostram que desde o final dos anos 70 a demanda da população mundial por recursos naturais é maior do que a capacidade do planeta em renová-los.

Dados mais recentes demonstram que estamos utilizando cerca de 50% a mais do que o que temos disponível em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e meio para sustentar nosso estilo de vida atual.

Podemos dizer que esta é uma forma irracional de exploração da natureza, que gera o esgotamento do capital natural mais rápido do que sua capacidade de renovação.

Esta situação não pode perdurar, pois, desta forma, enfrentaremos em breve uma profunda crise socioambiental e uma disputa por recursos.

O PLANETA PRECISA DE 1,5 ANO PARA REGENERAR OS RECURSOS RENOVÁVEIS QUE CONSUMIMOS EM UM ANO

Pegada Ecológica global por componente, 1961-2008 (Global Footprint Network, 2011):

Atualmente, a média mundial da Pegada Ecológica é de 2,7 hectares globais por pessoa, enquanto a biocapacidade disponível para cada ser humano é de apenas 1,8 hectare global. Tal situação coloca a população do planeta em grave déficit ecológico, correspondente a 0,9 gha/cap. A humanidade necessita hoje de 1,5 planeta para manter seu padrão de consumo, colocando, com isso, a biocapacidade planetária em grande risco.

Projeções para o ano de 2050 apontam que, se continuarmos com este padrão, necessitaremos de mais de dois planetas para mantermos nosso consumo. É necessário um esforço mundial para reverter essa tendência, fazendo com que passemos a viver dentro da biocapacidade planetária.

Projeções tendenciais (Global Footprint Network, 2010):

Outro grave efeito da excessiva exploração da natureza é a perda acelerada da biodiversidade, ou seja, o desaparecimento ou declínio do número de populações de espécies de plantas e animais.

A perda da biodiversidade verificada entre os anos de 1970 e 2000, cerca de 35%, somente é comparável a eventos de extinção em massa ocorridos apenas quatro ou cinco vezes durante bilhões de anos da história da Terra. Todos eles causados por desastres naturais e jamais pelo ser humano, como agora.

Explicação:

Perguntas interessantes